MSD suspende desenvolvimento de candidatos à vacina contra a Covid-19

A decisão é resultado da revisão da MSD dos resultados dos estudos clínicos de fase 1 para as vacinas

A Merck Sharp & Dohme (MSD) anunciou recentemente que está descontinuando o desenvolvimento de suas vacinas candidatas para SARS-CoV-2/COVID-19, V590 e V591 e planeja focar sua estratégia de pesquisa de SARS-CoV-2/COVID-19 e suas capacidades de produção no avanço de dois candidatos terapêuticos, MK-4482 e MK-7110.

Esta decisão é resultado da revisão da MSD dos resultados dos estudos clínicos de fase 1 para as vacinas.

Nestes estudos,  da MSD na vacina, tanto o V590 quanto o V591 foram geralmente bem tolerados.

Mas, no entanto, as respostas imunológicas foram menores do que as observadas após a infecção natural e as relatadas para outras vacinas SARS-CoV-2/COVID-19.

A MSD continua, então, avançando em programas clínicos e no processo de ampliação de fabricação de dois medicamentos experimentais, MK-7110 e MK-4482 (molnupiravir).

A MSD e seus colaboradores planejam, então, enviar os resultados dos estudos da Fase 1 para V590 e V591 para publicação em um periódico científicos revisado por pares.

Além de também promover o desenvolvimento e a produção de MK-7110 e MK-4482, a MSD continuará realizando pesquisas sobre SARS-CoV-2/COVID19.

A MSD também continuará, portanto, avaliando o potencial do vetor do vírus do sarampo e das plataformas baseadas no vetor do vírus da estomatite vesicular e buscará recursos mais amplos em resposta a uma pandemia. 

Candidatos terapêuticos da MSD

  • MK-7110 (anteriormente CD24Fc) é uma proteína de fusão recombinante em investigação, potencialmente a primeira da sua classe, que modula a resposta inflamatória ao SARS-CoV-2, principalmente por ter como alvo um novo ponto de verificação da via imunológica.

A MSD informa que os resultados preliminares de um estudo de fase 3 da vacina mostraram uma redução de mais de 50 por cento no risco de morte ou insuficiência respiratória em pacientes hospitalizados com Covid-19 moderado a grave.

Assim, os resultados completos deste estudo são esperados para o primeiro trimestre de 2021.

Em dezembro, a MSD anunciou um acordo de fornecimento com o governo dos Estados Unidos para avançar na fabricação e distribuição inicial do MK-7110.

  • Molnupiravir (MK-4482) é um novo agente antiviral experimental oral que está sendo desenvolvido em colaboração com Ridgeback Bio.

Assim, o molnupiravir está atualmente sendo avaliado em ensaios clínicos de fase 2/3 em hospitais e ambulatórios.

A data de conclusão primária para os estudos de Fase 2/3 é maio de 2021.

A empresa prevê, então, que os dados iniciais de eficácia no primeiro trimestre de 2021.

Medicamento da MSD para prevenção de HIV avança para Fase 3 de Pesquisa Clínica 

Fonte: MSD

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário