Nivea incentiva reciclagem de embalagens com implantação de retorna machines

Nivea faz projeto em quatro localidades com a instalação da Retorna Machine - máquina para a reciclagem de produtos da marca

A Nivea iniciou, em fevereiro, um projeto para educar e envolver pessoas colaboradoras na reciclagem de embalagens com a Retorna Machine. A empresa se uniu à Triciclo da Ambipar Group, para instalar a máquina em quatro locais: no escritório, em São Paulo (SP), na fábrica, em Itatiba (SP), e nos Centros de Distribuição em Jundiaí (SP) e em Extrema (MG).

O objetivo é chamar a atenção dos times para a importância da utilização de recursos circulares ao contar com o ecoponto Retorna Machine para coletar e dar o destino correto de reciclagem a embalagens pós-consumo de produtos Nivea e Eucerin, além de itens como PET, latas, aço, longa vida (exceto laticínios), vidro e plásticos PP/PE.

O projeto de longo prazo é uma iniciativa do Grupo de Afinidade (GA) Sustentabilidade Meio Ambiente da Beiersdorf, um coletivo de pessoas colaboradoras de diversas áreas que atua para trazer mudanças efetivas e fortalecer a cultura interna da companhia. “Segundo o relatório Who Cares? Who does? para a América Latina da Kantar, de outubro de 2022, quase metade dos brasileiros não compreendem conceitos de reciclagem e quais materiais podem ser reaproveitados. Por isso, trouxemos este projeto para abrirmos oportunidades de diálogo, orientar e compartilhar essas informações e contribuirmos na prática do dia a dia para o avanço da nossa Agenda de Sustentabilidade”, diz Guilherme Almeida, diretor de E-commerce e líder do GA Sustentabilidade Meio Ambiente da Nivea.

Pessoas colaboradoras participaram de um treinamento oferecido pela Ambipar Triciclo para entender as funcionalidades da Retorna Machine e como começar a reciclar as embalagens. Os times ainda receberam uma sacola de PET reciclado para levarem os itens de casa para o trabalho de forma sustentável. “Achei esta ação muito bacana. Está totalmente alinhada aos valores da empresa com sustentabilidade e ter essa comodidade dentro do escritório é fantástico”, comenta Leandro Henrique Rodrigo, gerente de Gente & Gestão.

A Retorna Machine da Ambipar Triciclo ainda oferece vantagens para quem cria sua conta no site ou aplicativo. A cada retorno de embalagens, a pessoa acumula pontos que podem ser trocados por recarga de celular, créditos de Bilhete Único, na conta Pag Bank e Mercado Pago, descontos na conta de luz, doações para instituições, entre outras. O público de São Paulo consegue encontrar a Retorna Machine em diversas localidades, a exemplo de estações de metrô e, assim, dar o destino correto para as embalagens pós-consumo.

Desde 2021, a Triciclo, passou a integrar a Ambipar Group, ampliando a oferta de soluções sustentáveis, com a monetização do sistema de logística reversa, fidelização de clientes e um avançado sistema de marketing. “Nosso intuito é fomentar a educação ambiental e a economia circular através do desenvolvimento de soluções inovadoras, como a ‘Retorna Machine’, que democratizam o descarte adequado de resíduos recicláveis”, afirma Felipe Lagrotta Nassar Cury, CEO da Ambipar Triciclo.

Compromissos globais

A Beiersdorf tem uma série de metas para as marcas do grupo em todo o mundo, inclusive no Brasil, um dos mercados mais importantes para a companhia. Entre as metas ambientais, os desafios a serem conquistados até 2025 são:

  • Reduzir em 50% o uso de plástico novo;
  • Reduzir em 30% a emissão de gases do efeito estufa em toda a cadeia;
  • Neutralizar as emissões de carbono até 2030, por meio da compensação ou compra de créditos;
  • Reduzir em 25% o consumo de água na produção;
  • 100% das embalagens refil, reutilizáveis ou recicláveis;
  • Todos os ingredientes renováveis de fontes sustentáveis e desmatamento zero.

Além dessas metas, a companhia busca identificar outras oportunidades para reduzir o impacto ambiental do negócio para o planeta. Uma das ações no pilar de Sustentabilidade foi reconhecida no começo deste ano: a Beiersdorf recebeu o certificado Compensaid, da Lufthansa Innovation Hub, pela compra de 5.008 quilos de combustível sustentável para aviação, utilizado pela companhia aérea alemã. A iniciativa mitigou a emissão de 14.970 quilos de equivalência em dióxido de carbono (CO2e) em comparação com combustíveis fósseis convencionais.

Nivea lança programa de fidelidade no Brasil

Foto e Fonte: Nivea

Deixe um comentário