Obesidade cresce no Brasil

Mais da metade da população está acima do peso

Nos últimos dez anos, a prevalência da obesidade saiu de 11,8% para 18,9% em 2016, atingindo quase um em cada cinco brasileiros, segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), feita pelo Ministério da Saúde.

O crescimento da obesidade pode ser um dos fatores responsáveis pelo aumento da prevalência de diabetes e hipertensão. O diagnóstico médico de diabetes passou de 5,5% para 8,9% e de hipertensão de 22,5% para 25,7%, ambos no mesmo período.

“O Ministério da Saúde tem priorizado o combate à obesidade com uma série de políticas públicas, como Guia Alimentar para População Brasileira. A alimentação saudável aliada à prática de atividade física nos ajudará a reduzir a incidência de doenças como diabetes e hipertensão na população”, declarou o ministro Ricardo Barros.

A obesidade tem maior incidência conforme o avanço da idade. Porém, mesmo entre os mais jovens, de 25 a 44 anos, atinge indicador alto: 17%. Excesso de peso também cresceu: de 42,6% em 2006 para 53,8% em 2016.

Por outro lado, a população com mais de 18 anos está praticando mais atividade física no tempo livre. Em 2009, 30,3% da população praticava exercícios por ao menos 150 minutos por semana e, em 2016, a prevalência foi de 37,6%.

Fonte: Ministério da Saúde
Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário