Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»OMS sugere aproveitar vacinação contra Covid-19 para fazer imunização de rotina
    Notícias

    OMS sugere aproveitar vacinação contra Covid-19 para fazer imunização de rotina

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia2 de dezembro de 2022Nenhum comentário5 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    imunização-rotina
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    Com 25 milhões de crianças sem se vacinar em 2021 – 5,9 milhões a mais do que em 2019 -, a estratégia das autoridades globais de saúde para enfrentar a queda na cobertura vacinal mundo afora após a pandemia é integrar a imunização contra a Covid-19 com as vacinas de rotina.

    “Além da emergência da covid, temos emergência de vacinação de rotina, temos de proteger as pessoas contra o sarampo, contra a pólio, contra todas essas outras doenças importantes. E temos de fazer isso em paralelo”, afirmou em outubro, em entrevista coletiva, Bruce Aylward, conselheiro-sênior do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom.

    Com o sistema de saúde sobrecarregado em razão da pandemia de Covid-19, a cobertura vacinal global caiu de 86% em 2019 para 81% em 2021. Segundo Aylward, durante a pandemia houve o maior declínio nas taxas de cobertura de imunização de rotina já vistos em uma geração. Mais alarmante ainda, 60% das crianças não vacinadas moram em países como o Brasil, Angola, República Democrática do Congo, Etiópia, Índia, Indonésia, Mianmar, Nigéria, Paquistão e Filipinas.

    Mais do que integrar a vacinação contra covid com a imunização de rotina, o aprendizado da pandemia também obrigou as organizações internacionais de saúde a repensarem a distribuição de vacinas e insumos em países de média e baixa renda. “Os países que mais precisam têm de ter os melhores produtos possíveis e um fornecimento seguro a longo prazo, e isso precisa ser feito de maneira integrada e apoiada à vacinação de rotina das populações”, diz Aylward.

    Autor do estudo ‘Vaccine apartheid: global cooperation and equity’, publicado neste ano na revista científica The Lancet, o pesquisador de História da Ciência da Universidade de Harvard Simar Bajaj afirmou que não houve uma prioridade dos países em ofertar vacinas para a população fora de suas fronteiras nos últimos dois anos, assim como não houve investimento suficiente para acabar com as doenças nesses locais, afirma Bajaj. “A pandemia foi um grande exemplo de um imenso apartheid de vacinas.”

    Para o cientista, o histórico recente retrata como o mundo ressalta as desigualdades já existentes ao lidar com crises sanitárias.

    “Assistimos ao embarque de vacinas para países do norte, muito mais do que precisavam. Mesmo quando tinham atingido uma taxa de vacinação estável, ainda acumulavam vacinas”, lembra.

    O desequilíbrio na distribuição global de vacinas fica claro na cobertura vacinal de públicos específicos em países de baixa renda. Embora mais de 12 bilhões de doses de imunizantes contra a Covid-19 tenham sido administradas globalmente, apenas 28% das populações idosas e 37% dos profissionais de saúde de países de baixa renda foram vacinados com as primeiras doses da vacina.

    Para o regulador brasileiro no International Vaccine Institute (IVI), Gustavo Mendes, a pandemia também provocou uma mudança na maneira como as organizações de saúde encaram novos surtos, acompanham dados epidemiológicos e mapeiam o cenário tecnológico de vacinas. “É um aprendizado que aconteceu com a pandemia e que nos ajudou muito a saber como nos preparar.”

    O aprendizado pandêmico também resultou num esforço para diversificar os produtores de vacinas e a própria produção. A assessora executiva da Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi), Aurélia Nguyen, disse que a organização passou a trabalhar com 17 fabricantes, a maioria distribuídos em países em desenvolvimento na Ásia e América Latina. Antes, eram cinco fornecedores baseados na Europa e na América do Norte.

    “Ao invés de bilhões de doses da vacina da covid todo ano, é mais sustentável garantir que tenhamos fábricas em funcionamento para produção de vacinas de imunização de rotina”, explica Aurélia. “Se tivermos uma próxima pandemia, teremos fábricas fazendo vacinas regularmente que podemos procurar para produzir vacinas pandêmicas.”

    Lições da Covid-19

    Reflexo do aprendizado acumulado na gestão da pandemia de covid-19, os hubs globais para vacinas de mRNA criados pela OMS já estão em atividade em países como a África do Sul e o Brasil.

    Escolhido para representar a América Latina por sua sua experiência na produção de vacina de RNA mensageiro contra a Covid-19, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realiza os testes pré-clínicos simultaneamente à compra dos equipamentos para produzir o imunizante.

    “Se tivermos sucesso, temos o compromisso de discutir a possível transferência da nossa tecnologia para outros países de baixa e média renda que necessitem, democratizando a distribuição de vacinas no sul global, principalmente na região da América Latina e Caribe”, diz a gerente do projeto Hub OPAS/OMS da Fiocruz, Patrícia Neves.

    De acordo com a pesquisadora, o laboratório Bio-Manguinhos já está compartilhando conhecimento com o Sinergium, da Argentina, e trocando experiências com a Afrigen e a BIOVAC, da África do Sul.

    Diretora-Geral adjunta da OMS para acesso a medicamentos e produtos de saúde, a brasileira Mariângela Simão diz que a diversificação da produção de vacinas e insumos tornou-se urgente a partir da pandemia. “Também estamos tendo essa dificuldade com a cólera e a monkeypox (varíola dos macacos), há poucos produtores concentrando a produção de vacinas”, explica.

    O objetivo, ainda de acordo com Mariângela, é ampliar o movimento de transferência de tecnologia e conhecimentos necessários para fabricar vacinas de RNA mensageiro em escala e de acordo com os padrões internacionais.

    Já a médica infectologista do Hospital Albert Einstein que integrou o Covax, Luana Araújo, diz que o aprendizado com a pandemia mostrou que a posição de dependência dos países de média e baixa renda é “extremamente perigosa”.

    “Essa é uma lição que, em relação ao planejamento futuro, precisa ter sido aprendida para que outros países do mundo tenham uma distribuição mais efetiva da produção de recursos, pelo menos para resguardar as necessidades em caso de uma nova crise.”

    Bajaj, de Harvard, reforça que as mutações do coronavírus mostraram que o controle de surtos em âmbito nacional não é suficiente para conter eventuais novas pandemias.

    “O desafio é ultrapassar esse sentimento nacionalista e reconhecer realmente que, por vezes, a melhor forma de proteger os seus cidadãos é ter uma visão global”, afirma.

    Fonte: Estadão

    Foto: Shutterstock

    COVID OMS oms vacinação orientações de vacinação pandemia vacina vacina covid vacinação vacinação infantil
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Novo Nordisk prevê Wegovy em comprimido e queda no preço da semaglutida injetável

    18 de julho de 2025

    iFood e Grupo L’Oréal no Brasil firmam parceria

    18 de julho de 2025

    Raia e Drogasil vão distribuir R$ 1 milhão em prêmios

    18 de julho de 2025

    About Woman mira canal farma para expandir atuação

    18 de julho de 2025

    Doenças crônicas agravam impacto do Vírus Sincicial Respiratório em idosos, diz estudo

    18 de julho de 2025

    Tema da NRF 2026 destacará o futuro dos modelos de negócio no varejo

    18 de julho de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Saúde é autocuidado

    Saúde é autocuidado

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Essenciais para o equilíbrio

    4 de julho de 2025
    Leia mais »

    Envelhecendo com consciência

    4 de julho de 2025
    Leia mais »

    Dermatite seborreica sem tabus

    4 de julho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Novo Nordisk prevê Wegovy em comprimido e queda no preço da semaglutida injetável

    18 de julho de 2025

    iFood e Grupo L’Oréal no Brasil firmam parceria

    18 de julho de 2025

    Raia e Drogasil vão distribuir R$ 1 milhão em prêmios

    18 de julho de 2025

    About Woman mira canal farma para expandir atuação

    18 de julho de 2025

    Doenças crônicas agravam impacto do Vírus Sincicial Respiratório em idosos, diz estudo

    18 de julho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.