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Pesquisa revela que pandemia traz um novo olhar sobre os padrões de beleza para 80% das brasileiras

Levantamento inédito da Avon, #OlhadeNovo, mapeia mudanças de hábitos e transformações na autoestima de mulheres de norte a sul do país

As profundas mudanças causadas pela pandemia de Covid-19 na sociedade brasileira também se refletem nos hábitos de beleza no país.

Para ouvir as mulheres sobre esse momento, a Avon realizou um levantamento inédito, com 1.000 entrevistas de norte a sul, em parceria com a consultoria Grimpa.

O estudo mostrou a transformação, a ressignificação e também os novos olhares para diversos temas como:

Autoestima, maquiagem, cuidados com a pele, fragrâncias, e a relação emocional das consumidoras com essas categorias em tempos desafiadores.

Produtos de beleza tiveram um papel emocional para 8 em cada 10 mulheres durante o isolamento

Mais de 80% das pesquisadas disseram que produtos de beleza foram aliados em tempos de pandemia.

E que o isolamento social para aumentar a sensação de bem-estar em alguns momentos do cotidiano.

Achados da pesquisa #OlhadeNovo: na pandemia, beleza significa saúde e valorização pessoal

A pesquisa #OlhadeNovo mostra que 60% das mulheres passaram, então, a ficar mais em casa, o que levou a um momento de descolamento dos padrões estéticos e maior sensação de liberdade:

80% das entrevistadas afirmam que, na pandemia, a autoestima se tornou também muito mais uma questão de bem-estar do que de padrões.

Dessa maneira, o dado revela um movimento voltado para o interior, valorizando a saúde (69%) e a as qualidades pessoais (24%), então, como fatores importantes de um novo olhar para a própria imagem.

Período de transformações também derruba antigas crenças sobre maquiagem

E, nesse quesito, velhos olhares ficaram para trás:

78% afirmaram que o batom vermelho é algo que uma mulher usa para ela se sentir bem, e não para chamar a atenção de outras pessoas.

E 74% dizem que maquiagem colorida, brilho e perfume também podem ser usados dentro de casa.

Brasileiras ficaram mais focadas em itens de cuidados para a pele que viram nas redes sociais

Os cuidados com a pele do rosto e do corpo foram o foco:

Especialmente entre as mulheres que passaram a ficar mais tempo em casa (41%), houve maior compra desses itens.

Com o intuito, portanto, de cuidar mais de si mesma (34%) ou testar produtos que viram nas redes sociais (28%).

Sendo que o e-commerce se tornou, portanto, o principal canal de compras para 67% das consumidoras.

O uso da máscara de proteção facial mudou a forma como as mulheres cuidam do rosto e maquiam lábios e olhos

O uso das máscaras de proteção contra a Covid-19 transformou os hábitos de cuidados com a face de 6 em cada 10 mulheres:

35% passaram a usar produtos para proteger a pele, 33% focaram mais na maquiagem dos olhos e 21% trocaram o batom pelos produtos de hidratação dos lábios.

Maquiagem passou a ser usada apenas alguns dias por semana, mas melhorou o humor de 80% das mulheres

Esses cosméticos foram aplicados de uma a duas vezes por semana em média, tanto em compromissos presenciais (32%) quanto online (22%), mas também para a mulher se sentir mais bonita (23%) ou para melhorar dias em que ela se sentia desanimada (17%).

A categoria revelou ter um papel transformador para elas durante a pandemia, ajudando a melhorar o humor de 80% das entrevistadas.

Fragrâncias transportaram usuárias para lugares e momentos felizes

Os perfumes revelaram seu poder de evocar boas memórias e afastar, portanto, a sensação de isolamento:

46% das respondentes afirmaram que eles as transportam, portanto, para outros lugares ou fazem lembrar de momentos felizes.

Mulheres querem usar mais perfume, batom e máscara de cílios quando a pandemia acabar

Pensando no futuro, quando a pandemia estiver controlada, as participantes da pesquisa #OlhadeNovo também responderam algumas perguntas sobre como devem ser os hábitos de beleza quando puderem sair mais de casa:

Perfume (65%), batom (62%) e máscara de cílios (58%) são os itens que passarão a ser usados com mais frequência nesse novo contexto.

 

Em plena pandemia, setores de beleza e de bem-estar faturam de R$34.718 bilhões entre 2019 e 2020 

Fonte: Avon

Foto: Shutterstock

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