Pfizer surpreende no primeiro trimestre com fortes vendas, mesmo com a queda na demanda por vacinas COVID

Superando as expectativas de analistas após a queda de vendas de vacina contra covid, a Pfizer apresenta fortes resultados

Apesar dos analistas esperarem uma queda livre nas vendas de produtos COVID, a Pfizer surpreendeu na manhã de terça-feira com seu relatório de ganhos do primeiro trimestre, apresentando fortes vendas.

A receita do período chegou a US$ 18,3 bilhões, superando o consenso dos analistas de US$ 16,6 bilhões. Com o desempenho, a Pfizer reafirmou suas expectativas de que a receita em 2023 caia entre US$ 67 bilhões e US$ 71 bilhões.

Manter a orientação para o ano inteiro após o impressionante desempenho do primeiro trimestre foi “decepcionante, mas compreensível”, disse Lee Brown, analista da Third Bridge, em nota. 

A empresa também manteve suas projeções de vendas para a vacina COVID-19 Comirnaty em US$ 13,5 bilhões e o tratamento antiviral oral para COVID Paxlovid em US$ 8 bilhões.

Ainda assim, a Pfizer lembrou aos analistas que sua orientação financeira para o ano é baseada em “suposições sujeitas a incertezas significativas” em torno da demanda relacionada à pandemia.

As vendas da Paxlovid no primeiro trimestre chegaram a US$ 4,1 bilhões, o que superou em muito a expectativa de Wall Street de US$ 2,7 bilhões. O resultado também foi um aumento de US$ 2,8 bilhões em relação ao mesmo período de 2022. A Pfizer atribuiu o desempenho à forte demanda na China e a novos lançamentos em outros mercados internacionais.

Enquanto isso, as vendas da Comirnaty totalizaram US$ 3,1 bilhões, uma queda de 77% em relação aos US$ 13,2 bilhões no mesmo período do ano passado. Apesar do declínio, o volume do primeiro trimestre ainda superou as expectativas dos analistas de US$ 2,6 bilhões.

A forte exibição dos produtos COVID da Pfizer compensou um trimestre em que seu “negócio principal decepcionou”, disse Mohit Bansal, analista da Wells Fargo , em nota aos clientes, conforme citado pela Bloomberg.

Durante uma teleconferência, o diretor financeiro da Pfizer, David Denton, disse que a empresa espera que as vendas de produtos COVID se tornem mais sazonais.

“Esperamos ver contribuições de vendas significativamente menores de nossos produtos no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre”, disse Denton. “Na verdade, dado o tempo previsto para as aprovações de uma vacina de outono com uma mudança de cepa, esperamos ver entregas de backstream mais substanciais a partir de setembro, que é o final do terceiro trimestre dos EUA”.

Outro fator que adiciona variabilidade será a comercialização de produtos COVID ainda este ano. Paxlovid faz a mudança nos EUA no segundo semestre, mas não deu nenhuma dica sobre o preço que espera cobrar.

“É muito cedo para compartilhar o preço do Paxlovid”, disse Angela Hwang, diretora comercial da Pfizer. “As faixas de preço que trouxemos para nossos pagadores, juntamente com os argumentos de valor que conseguimos desenvolver por meio de evidências robustas do mundo real do número de hospitalizações, o número de mortes que conseguimos evitar por meio do O tratamento do Paxlovid é muito favorável às faixas de preço de que estamos falando.”  

Aproveitando a onda de demanda relacionada à pandemia no ano passado, a Pfizer liderou a indústria farmacêutica mundial em vendas, gerando mais de US$ 100 bilhões em receitas globais.

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Fonte: Fierce Pharma

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