Pierre Fabre planeja dobrar de tamanho no Brasil até 2025, investindo em inovações e no crescimento da equipe

Em encontro realizado em São Paulo para cerca de 180 parceiros de redes de farmácia, distribuidoras e e-commerces, lideranças da empresa apresentaram os resultados e as ambições para 2023

A solidez do mercado de dermocosméticos foi o tema que permeou as apresentações dos executivos da Pierre Fabre para um grupo de empresários, clientes e parceiros de negócios, na noite 22 de março, em São Paulo. O evento, que também contou com a participação do economista Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central do Brasil, foi uma oportunidade de mostrar aos convidados que eles podem confiar e investir na consistência do crescimento de Pierre Fabre.

Entre as informações apresentadas, Ana Paula Magri, CEO da Pierre Fabre Brasil, trouxe dados importantes e que demonstram a força da companhia, tanto mundial quanto localmente. “ A Pierre Fabre Brasil foi responsável pelo maior ganho de share do grupo em sell out em 2022, contribuindo com 25% deste crescimento”. Além disso, a filial Brasil ficou entre as 3 melhores das Américas, responsável por 21,3% da receita da companhia na região e com forte potencial de avanço”, destacou a executiva.

Com sede na França, o grupo Pierre Fabre é detentor das marcas Avène, Ducray e da brasileira Darrow, e atualmente é o segundo maior laboratório dermocosmético do mundo. Em 2022, o grupo alcançou, globalmente, a marca de 2,7 bilhões de euros em receita, um resultado 8,6% maior do que no ano anterior.

Filial Brasil em crescimento acelerado

Em 2023, Pierre Fabre prevê o lançamento de 33 novos produtos no Brasil, divididos entre suas três marcas comercializadas em território nacional. As novidades em dermocosmética serão nas categorias de antiacne, proteção solar, anti-idade, cuidados com os cabelos, hidratação, reparação e cicatrização. Com isso, somando todas as categorias, visam um aumento de sell out de 25% no ano.

Flavianne Baptista, diretora de marketing da Pierre Fabre Brasil, explicou que as três marcas têm posicionamentos bem distintos e que não concorrem entre si. “Darrow, a marca brasileira do grupo, tem como missão oferecer a dermatologia para todos, e como marca acessível, recruta novos consumidores para o mercado dermocosmético. Avène, por sua vez, é uma marca consolidada no mercado, trazendo ativos disruptivos, tecnologia e muita inovação. Já Ducray, preza pela excelência e cientificidade, trabalhando com ativos patenteados e muitos estudos científicos. Assim, as marcas são muito complementares entre si, com diferentes targets de consumidor”, explica Flavianne.

Convidado traz visão do cenário macroeconomico nacional

Durante o evento, o economista e ex-presidente do Banco Central do Brasil, Gustavo Franco, apresentou aos convidados um panorama geral da economia nacional e mundial. E, para além de política partidária, explicou a importância da confiabilidade nas instituições. “Assim como confiamos na ANVISA para decidir sobre vacinas, porque eles têm especialistas nisso, devemos confiar no Banco Central e o no Copom, porque eles também têm essa visão técnica”, comentou o economista.

Aproveitando a divulgação da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), feita algumas horas antes do encontro, em manter a taxa básica de juros da economia na casa dos 13,75%, o especialista apontou que ‘’embora muitos reclamem da taxa de juros, a inflação está sob controle. A previsão desse ano é de 6% no Brasil, menor do que a de países como Estados Unidos e Inglaterra. E isso demonstra a solidez do mercado brasileiro’’.

A estratégia de crescer com medicalização, ciência e sustentabilidade

O cenário econômico favorece o crescimento de Pierre Fabre, e em linha com seus valores, a empresa pretende crescer e inovar, ainda mais, sempre considerando seus princípios de sustentabilidade, por meio do programa Green Mission Criado em 2019, o programa propõe que todas as inovações do grupo tragam como pilar o impacto positivo para o meio ambiente, além de pretender reduzir a emissão de CO² da empresa em 30%, até 2025.

Ana Magri, CEO da empresa no Brasil, explicou que como grande parte das vendas de dermocosméticos vem da indicação dos médicos, uma das estratégias da companhia para a aceleração do crescimento é o aumento do time de visitadores. “Nos últimos 4 anos, tivemos um crescimento de 1.5% o mercado, com o mesmo time de representantes propagandistas. Agora vamos atacar, aumentando nossa equipe em 21% até o fim de 2023”, destaca a CEO.

Após as dissertações sobre o mercado por Ana Magri, dos lançamentos por Flavianne Baptista e do resumo de mercado pelo economista Gustavo Franco, o público que estava no local ainda pôde saber um pouco mais sobre as estratégias de investimento nos canais de distribuição, com o Diretor de Vendas da Pierre Fabre Brasil, Vinicius Jorge. Ele apresentou a estratégia de investimento pautada em três pilares que visam o atendimento ideal da jornada do consumidor: estabelecer fair share no canal online através de um plano booster de visibilidade, garantir a excelência na exposição do ponto de venda, proporcionando uma boa experiência de compra ao shopper. “Além das gondolas, mobiliários, testeiras, e todo material visual para o ponto de venda, temos um plano robusto para o e-commerce, como take over do site, banners, amostras, brindes, e full size, tendo em vista o encantamento dos nossos clientes no canal digital,” explicou Vinicius. Por fim, abordou a consistência na estratégia de expansão da distribuição através dos principais distribuidores. A ambição é garantir saúde e beleza a todos, através da disponibilidade dos produtos Pierre Fabre nas farmácias de todo Brasil.

Pierre Fabre inaugura nova sede no Brasil

Fonte e Foto: Pierre Fabre

Deixe um comentário