É fato que o protetor solar precisa ser utilizado em quaisquer estações do ano, inclusive no inverno; e também em ambientes internos, já que a luz de telas pode trazer danos para a pele que culminam no envelhecimento precoce. Com a chegada da primavera, que tem início no fim de setembro, os dias de Sol passam a ser mais intensos e a procura por esses produtos começa a aumentar no ponto de venda (PDV).
E para as farmácias fica o exercício de manter a disponibilidade do produto em quaisquer épocas do ano e não somente no alto verão. Aliás, a orientação é a de que os cuidados com o Sol aconteçam ao longo de toda a vida já que é comprovado que a exposição solar e as queimaduras aumentam a chance de câncer de pele.
Acompanhe, a seguir, algumas dicas do Guia de Fotoproteção, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para orientar no produto mais adequado e uso responsável para uma pele sempre saudável.
CUIDADOS ESPECIAIS PARA MANTER OS LÁBIOS PROTEGIDOS E HIDRATADOS
1. Esfoliar: essa prática, feita uma vez por semana, ajuda na remoção de células mortas e deixa a região pronta para receber o hidratante.
2. Hidratar: investir em um bom hidratante labial é um ótimo custo-benefício para conseguir uma hidratação profunda e prolongada. Alguns modelos oferecem também proteção solar contra os raios ultravioleta (UV).
3. Evitar lamber os lábios: a saliva contém um pH ácido que pode contribuir para o ressecamento. O movimento de passar a língua ou mordê-los pode fazer muito mal a eles e atrapalhar a cicatrização caso já machucados.
4. Beber bastante água: além de ser vital para corpo, a água ajuda a impedir que os lábios fiquem ressecados.
5. Testar hidratantes labiais em geral: há opções para cuidar bem dos lábios, mas é interessante buscar por aquelas que trabalham com ingredientes naturais. O açúcar, por exemplo, age como esfoliante natural; o morango é um excelente hidratante; e o mel, além de hidratar, tem ação rejuvenescedora.
Fonte: gerente de marketing e novos produtos da FreeBrands, Guto Cunha
Quem precisa de proteção? Os problemas decorrentes da exposição indevida à radiação solar, como o câncer de pele, podem afetar qualquer um. No entanto, há alguns grupos que precisam redobrar a atenção. Entre eles, pessoas com pele e olhos claros; com familiares com histórico de câncer de pele; e com facilidade para queimaduras de Sol.
Quais as maneiras de proteger a pele do Sol? A fotoproteção vai além do simples uso do filtro solar. Para alcançar esse objetivo, também é necessário usar barreiras físicas, como chapéus, bonés, barracas, guarda- -sóis, óculos de Sol e roupas feitas com tecido com proteção ultravioleta (UV). Também é importante ficar à sombra e evitar a exposição nos horários mais quentes, entre 9h e 15h.
Dias nublados também precisam de proteção? Sim! O cuidado não muda de acordo com a previsão do tempo. Faça Sol ou chova, em dias de céu limpo ou encoberto por nuvens, é necessário usar protetor ou filtro solar.
Como escolher o protetor ideal? Os produtos com cor protegem mais do que os tradicionais. O Fator de Proteção Solar (FPS) número 30 significa que o produto já funciona bem. No entanto, pessoas de pele clara devem usar filtro com FPS 50 ou 70. Pessoas com tendência à acne devem optar por protetor em gel, creme ou produtos livres de óleo.
Como usar o protetor solar? O produto deve ser o primeiro aplicado sobre a pele logo pela manhã, antes de qualquer maquiagem, hidratante ou repelente. O ideal é esperar que ele seque, antes de passar outro creme. É necessário esperar, pelo menos, 15 minutos entre a aplicação e o início da exposição ao Sol. Quando houver contato com água, o produto precisa ser reaplicado a cada duas horas.
Referências
1. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS. Disponível em: sbdrs.org.br/e-preciso-se-proteger-do-solmesmo-em-dias-nublados/. Acesso em: 08/08/2023.
2. Guia de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) – Sob o Sol com Saúde e Bem-Estar. Disponível em: issuu.com/sbd.br/docs/sbd-guiafotoprotecao. Acesso em: 08/08/2023.
IMAGENS: SHUTTERSTOCK