Piso salarial do farmacêutico recebe parecer favorável de relator da Comissão de Seguridade Social e Família

Fica instituída a remuneração mensal mínima aos profissionais legalmente habilitados e no exercício da profissão farmacêutica, em R$ 6.500,00

Mais um passo foi dado na Câmara dos Deputados em direção à aprovação do piso salarial do farmacêutico com o parecer favorável do deputado federal Ricardo Silva, relator da Comissão de Seguridade Social e Família.

O deputado também apresentou um substitutivo ao PL 1559/21 em que fica instituída a remuneração mensal mínima, denominada Piso Salarial Nacional Farmacêutico, aos profissionais legalmente habilitados e no exercício da profissão farmacêutica, em R$ 6.500. 

Já o salário do farmacêutico responsável técnico será acrescido do adicional de responsabilidade técnica (RT), no valor de 10% do piso salarial.

Em um dos trechos do parecer, o deputado enfatiza “…os farmacêuticos constituem uma categoria profissional extremamente relevante à segurança sanitária da população brasileira e são estes profissionais por vezes o primeiro contato do cidadão com um profissional de saúde, quando acometido por uma enfermidade. Fixar uma remuneração mínima digna a estes profissionais é assegurar uma melhor qualidade de vida a estes trabalhadores, assim como um melhor atendimento e mais bem qualificado aos cidadãos atendidos…”.

O próximo passo é aguardar o prazo para emendas ao Substitutivo até hoje, 20 de junho, para que o projeto siga para a Comissão de Trabalho Administração e Serviço Público.

Clique para acessar o parecer favorável do relator Ricardo Silva

Participe do debate

O deputado Ricardo Silva irá participar da reunião plenária do CRF-SP no próximo dia 27/06 (segunda-feira), em São Paulo.

O tema central será o piso salarial, por isso é fundamental que farmacêuticos e estudantes de farmácia compareçam e mostrem a mobilização da categoria pelo reconhecimento profissional.

Faça sua inscrição.

Fonte: CRF-SP

Foto: Shutterstock

22 Comentários

    • Ao seu ver o melhor é que estas milhares de farmácias, sigam colocando milhões no bolso, e pagando uma mixaria aos seu funcionários né? eu mesmo trablaho em uma que em meio expediente paga esse valor, ou vc é dono de uma bodega que vende 500 reais ao dia, ou está feliz com merreca.

  1. Sergio de Medeiros em

    70% das farmácias não poderão pagar este valor, além de ter outros custos legais sobre este piso. Custará cerca de 10 mil reais cada farmacêutico que a farmácia tiver em seus quadros.

    Isso significa o fechamento de milhares de farmácias país afora. Sobrarão apenas as grandes redes e haverá desemprego em massa.

    Os envolvidos neste projeto sabem disso, mas não revelam este problema.

    O futuro irá provar o que digo. Meu comentário não é uma crítica ao pretenso piso. É apenas um fato que irá acontecer.

    Invistam em outras áreas da profissão que lhes dê autonomia profissional é financeira e que não necessite de ser empregado.

    Boa sorte a todos!

    • Itamar Tadeu de Souza em

      Já passou da hora de sermos reconhecidos como profissionais de saúde que estão também na frente de batalha pela saúde dos cidadãos e merecem um salário digno.

      • Infelizmente não temos valor para dono de farmácia. Dono de farmácia vai ter duas opções: estudar e se tornar farmacêutico ou bancar o poder de ser empresário,porque só querem ver o lado deles.

  2. Engraçado ver esses comentários falando que muitas farmácias vão fechar, como se estivesse transbordando de emprego no setor, enquanto não houver mais fiscalização a questão do emprego não vai melhorar, um salário mais digno pelo menos que acompanhe um pouco a inflação é algo que todos nós merecemos, e quem não consegue manter 3 farmacêuticos que estude e se torne um, e entenda nossa posição na sociedade, sem nós não tem medicamento sendo criado ou produzido em lugar nenhum, não tem ninguém pra ensinar seu balconista a vender e muito menos entender a real necessidade do paciente, força farmacêuticos!!!

    • Em primeiro lugar, a pessoa cujos comentários desmerecendo a nossa classe, antes de mais nada, deveria aprender a no mínimo ter respeito e deixar de ser ignorante, logo se não sabe do que está falando, é melhor que cale a boca. Só quem sabe os desafios dessa profissão, somos nós, que além de sermos responsáveis pela assistência primária, já que as farmácias são muito mais acessíveis que outros locais de saúde, ainda temos que enfrentar fiscalizações de vários Órgãos. Além de todos os desafios, jornadas exaustivas, pressões diárias e um salário ridículo. Merecemos sim uma remuneração digna. Concordo plenamente com um dos comentários, se estiver ruim para os empresários, eles que façam uma graduação de 5 anos e tomem a frente de seus negócios. Farmácias são altamente lucrativas para os donos, pagar um salário digno aos que merecem não irá causar falência no estabelecimento.

  3. Tirou do cu essa né colega… Nos EUA e Europa enfermeiros, farmacêuticos e biomédicos ganham tanto quanto médicos, só no Brasil que rola essa distinção estúpida, é o farmacêutico que impede que a farmácia de esquina te venda um medicamento vencido que pode até lhe matar, são os primeiros contatos com a saúde pq conta aí quem vai no médico pra enchaqueca toda vez? Não, vão direto na farmácia, e sendo leigos fazem é merda sem o conhecimento e pitaco do farmacêutico pra impedir… Então colega, se enxerga, não fale mal da profissão alheia, sem mal saber da importância dela, é feio e objetivamente uma das coisas mais idiotas que poderia fazer.

    E digo mais, se a farmácia n aguenta pagar um profissional de forma digna, então como qualquer estabelecimento que não aguenta deve sofrer o que o mercado rege, e falir e dar lugar a uma que pague, simples assim.

  4. Grande vitória, merecemos um piso salarial digno, enquanto recebemos um piso salarial de fome, muitos donos de farmácia estão bem de vida!!!

Deixe um comentário