Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»PDV»Pesquisa mostra importância de programas de fidelidade em farmácias
    PDV

    Pesquisa mostra importância de programas de fidelidade em farmácias

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia29 de março de 2019Nenhum comentário3 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    programas de fidelidade
    programas de fidelidade
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    Os programas de fidelidade estão em alta nas farmácias, com a população buscando cada vez mais esses benefícios. Esse é um dos resultados que a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) apresentou com a Pesquisa de Comportamento do Cliente na Farmácia 2019. Segundos os resultados, a representatividade dos programas de fidelidade é crescente e nota-se que grande parte da população já aderiu a alguma dessas ações (84,66%).

    O estudo também identificou que a maioria dos clientes prefere comprar sempre na mesma farmácia. Apenas 9,50% disseram comprar em lojas diferentes, ou seja, não possuem fidelidade. “Com essa pesquisa fica comprovado que a fidelização dos clientes é uma estratégia fundamental para assegurar o crescimento consistente da farmácia”, explica o presidente da Febrafar, Edison Tamascia.

    A pesquisa, coordenada pelo IFEPEC (Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa) em parceria com o NEIT – Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia, do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp), entrevistou 4 mil clientes.

    Resultados dos programas de fidelidade na prática

    Os dados da pesquisa refletem os resultados representativos que as redes da Febrafar obtêm com a utilização Painel de Estratégias Competitivas (PEC), o programa de fidelidade promovido pela entidade. Atualmente, já são 17,77 milhões de cadastros no PEC e apenas no último mês de fevereiro foram mais 343.677 novos cadastros. Nesse mesmo período de fevereiro foram movimentados R$ 248 milhões por meio desta ação. “Os programas de fidelidade têm grande aceitação pelo público das farmácias, principalmente pelo fato de apresentarem reais benefícios na hora da compra de produtos. Outro ponto de destaque é abrangência do programa, que, por estar em grande parte de nossas redes, pode ser encontrado em praticamente todo o País”, explica o diretor operacional da Febrafar, Ney Arruda.

    Outros insights da pesquisa

    • Os consumidores brasileiros apresentam altos índices de frequência às farmácias: 60,94%, procuram o canal mais de uma vez por mês.
    • A maioria das pessoas que entrou nas farmácias, adquiriu aquilo que foi procurar ou pelo menos parcialmente. Apenas 3,13% não comprou o que pretendia, frente a 80,68% que comprou tudo que necessitava e outros 16,20% fizeram a aquisição parcial.
    • Em contrapartida, dentro da farmácia, se observa que a troca de produtos (por de outras marcas ou por genéricos) é mais intensa. Isso ocorreu para 28,83% dos clientes e, nesses casos, o principal motivo foi o preço (54,38%), seguido pela falta do medicamento que desejavam (41,95%) e os demais (3,68%) apontaram motivos diversos.
    • A pesquisa também conclui a força que o genérico vem obtendo no mercado: 75,45% dos clientes trocaram um produto de marca por esse tipo de medicamento; e apenas 24,55% trocaram o produto genérico por um de marca.
    • Também é importante ser considerada a baixa influência do atendente nessa troca: em 84,20% das vezes que isso ocorreu, a iniciativa foi do cliente e em apenas 15,80% a troca se deu pelo direcionamento do atendente.

    Fonte: Guia da Farmácia
    Foto: Shutterstock

    Gastos com medicamentos poderão ser deduzidos do imposto de renda

    farmácia febrafar programas de fidelidade
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    JBP, tecnologia e execução real: o farma quer resultado. E a gente também

    17 de junho de 2025

    Panvel promove ações gratuitas de saúde em junho

    13 de junho de 2025

    IPDV anuncia Marcos Nour no Board Estratégico

    3 de junho de 2025

    Panvel prorroga campanha do genérico

    28 de maio de 2025

    Rede Drogal faz mutirão de vagas em Campinas

    23 de maio de 2025

    COOP oferece avaliação gratuita de ansiedade em Santo André

    15 de maio de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Digital, Humana e Personalizada

    Digital, Humana e Personalizada

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Saude Bucal: Quando a gengiva fala

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Mal-estar a bordo

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Panvel: Superando desafios

    9 de junho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    A revolução digital das farmácias na China e os impactos para o Brasil

    23 de junho de 2025

    Receitas de canetas emagrecedoras serão retidas a partir de hoje

    23 de junho de 2025

    Conheça os alimentos que mais causam gases

    23 de junho de 2025

    Em clima de São João, Pague Menos e Medley fazem collab em Caruaru

    23 de junho de 2025

    Farmácias Nissei se destaca no programa Empresas com Melhor Gestão, da Deloitte

    23 de junho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.