Todos os anos, com a aproximação do inverno, é comum o aumento das doenças respiratórias, popularmente chamadas de gripes. Apesar do uso desse termo de forma genérica, para se referir a sintomas como nariz entupido, espirros e dor de cabeça, a gripe e os resfriados são causados por vírus diferentes e apresentam algumas características que permitem a sua diferenciação¹.
Enquanto a maioria das pessoas é infectada algumas vezes durante o ano com o vírus do resfriado, a gripe ocorre com menos frequência, manifestando-se, por exemplo, uma vez em alguns anos¹.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, por ano, as gripes e os resfriados afetem entre 10% e 20% da população mundial e causem comprometimento grave em 3,5 milhões de pessoas.
Confira, a seguir, como distinguir e tratar gripes e resfriados.
O que é considerado gripe? Quais os sintomas?¹,2
A gripe é causada pelo vírus influenza. Seus sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre alta (acima de 38°), vermelhidão no rosto, mal-estar, fraqueza, dores na cabeça e no corpo, além de cansaço. Entre o segundo e o quarto dias, os sintomas do corpo tendem a diminuir enquanto os sintomas respiratórios aumentam, aparecendo com frequência uma tosse seca e dor de garganta. Assim como no resfriado, na gripe, a presença de secreções nasais e espirros é comum.
O que é considerado resfriado? Quais os sintomas?¹
O resfriado é causado na maioria das vezes por rinovírus. Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais.
A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre e, quando apresenta, é apenas febre baixa.
Quais as diferenças entre gripes e resfriados? ²
A gripe é uma doença provocada pelo vírus influenza e atinge as vias respiratórias. Ela se distingue do resfriado por sintomas e agentes transmissores diferentes: o resfriado é resultado da contaminação por outros tipos de vírus, chamados de rinovírus.
Normalmente, a gripe é mais forte que o resfriado, costuma durar menos tempo e apresenta maior taxa de complicações, como problemas pulmonares e cardíacos.
Deve-se tomar mais cuidado com a gripe quando contraída por bebês e pessoas com baixa imunidade. O resfriado, por sua vez, raramente causa complicações.
Quanto tempo dura, em média, um resfriado e uma gripe?²
Os sintomas da gripe e do resfriado costumam passar após cinco dias, mas não é incomum que algumas pessoas apresentem incômodos por mais de uma semana.
A enfermidade não é considerada grave, mas pode se complicar quando atinge pessoas em estado vulnerável, como crianças com menos de dois anos, idosos, portadores de doenças crônicas (como diabetes e Aids) e obesos. Isso porque, nesses casos, a gripe pode se associar a quadros de pneumonia ou atingir o sistema nervoso, causando encefalite.
Qual é o tratamento dos sintomas da gripe e do resfriado?¹,2,3,4
Os principais medicamentos utilizados no alívio dos sintomas de gripes e resfriados são os analgésicos e antitérmicos, que combatem a dor e a febre, como Resfenol®, da farmacêutica Hertz.
Como Resfenol® pode ajudar³,4
Resfenol® é a marca que mais cresceu na sua categoria em 20225 e conta com uma fórmula completa com ação analgésica, antitérmica, antialérgica e descongestionante que promove múltipla ação contra os principais sintomas de gripes e resfriados como coriza, febre, dor de cabeça, congestão nasal e dores musculares, tendo ação a partir de 15 minutos.
Referência na combinação de três substâncias (paracetamol + maleato de clorfeniramina + cloridrato de fenilefrina), o medicamento está disponível em cinco apresentações: caixa de 20 cápsulas; blíster de 10 e 5 cápsulas, solução oral e pó para solução oral. A marca também tem a versão Thermus, pó para solução oral de paracetamol, com tripla ação: dor de cabeça, febre e dores no corpo. Estas apresentações estão disponíveis nas farmácias de todo o Brasil.
Em relação à posologia, pessoas de 18 a 60 anos de idade devem tomar uma cápsula a cada quatro horas, respeitando a orientação do limite máximo de cinco cápsulas ao dia. Além disso, a duração do tratamento deve respeitar o limite máximo de três dias ou a critério médico.
Conclusão1,2,3,4
Como vimos, a gripe e o resfriado têm sintomas semelhantes, como febre alta (acima de 38°), vermelhidão no rosto, mal-estar, fraqueza, dores na cabeça e no corpo, além de cansaço, porém são causados por vírus diferentes.
Enquanto a gripe é causada pelo vírus influenza, o resfriado é causado pelo rinovírus.
Normalmente, a gripe é mais forte que o resfriado, costuma durar menos tempo e apresenta maior taxa de complicações, como problemas pulmonares e cardíacos.
A gripe pode ser perigosa em idosos, bebês e pessoas com imunidade baixa.
O resfriado, por sua vez, raramente causa complicações.
Os principais medicamentos utilizados no alívio dos sintomas da gripe são analgésicos e antitérmicos, que aliviam a dor e a febre, como o Resfenol, marca referência na combinação de três substâncias (paracetamol + maleato de clorfeniramina + cloridrato de fenilefrina), que oferece uma linha completa para o alívio dos sintomas da gripe a partir de 15 minutos.
Consulte seu médico.
Referências
- Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde, disponível no link: https://bvsms.saude.gov.br/gripe-e-resfriado/#:~:text=Seus%20sintomas%20geralmente%20aparecem%20de,com%20freq%C3%BC%C3%AAncia%20uma%20tosse%20seca. Acesso em 10/05/2023.
- Hospital Nove de Julho, disponível no link: https://www.h9j.com.br/pt/sobre-nos/blog/saiba-a-diferenca-entre-gripe-e-resfriado Acesso em 10/05/2023.
- Bula do Refesnol, disponível no link: https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?nomeProduto=RESFENOL Acesso em 10/05/2023.
- Hertz Farma, disponível no link: https://www.hertzfarma.com.br/en/produto/resfenol/ . Acesso em 18/05/2023.
- IQVIA, FMB, base FEV23, ano 2022, canal Farmácia, unidades, em volume absoluto, classe terapêutica. A/GRIPAIS EXC A/INFEC
Reg. M.S.: 1.0689.0135. Resfenol cápsula: paracetamol 400 mg + maleato de clorfeniramina 4 mg + cloridrato de fenilefrina 4 mg. Resfenol solução oral: paracetamol 40 mg/ml + maleato de clorfeniramina 0,6
mg/ml + cloridrato de fenilefrina 0,6 mg/ml. Reg. M.S.: 1.0689.0197. Resfenol pó para solução oral: paracetamol 400mg + maleato de clorfeniramina 4mg + cloridrato de fenilefrina 4mg/5g. Indicações: Resfenol
é indicado no tratamento de sintomas de gripes e resfriados. Resfenol é destinado ao alívio da congestão nasal, coriza, febre, dor de cabeça e dores musculares presentes nos estados gripais. Contraindicações:
Resfenol é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, pressão alta, doença cardíaca, diabetes, glaucoma, hipertrofia da próstata, doença renal crônica, insuficiência
hepática grave, disfunção tireoidiana, gravidez e lactação sem controle médico. Resfenol cápsula e solução: contraindicado para menores de 18 anos. RESFENOL É UM MEDICAMENTO. DURANTE SEU USO,
NÃO DIRIJA VEÍCULOS OU OPERE MÁQUINAS, POIS SUA AGILIDADE E ATENÇÃO PODEM ESTAR PREJUDICADAS. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. SAC 0800 7049001.
Hertz: Portfólio completo para cada fase da jornada da gripe
Fonte: Guia da Farmácia
Fotos: Shutterstock e Hertz