As farmácias e drogarias são os principais canais de compra de artigos de perfumaria dos brasileiros. Segundo o estudo “Jornada de compra do consumidor omnichannel – farmácias e drogarias”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o Instituto Qualibest, esses locais são os preferidos por 41% dos consumidores, enquanto 23% compram em lojas especializadas e 12%, em supermercados.
Segundo o estudo, 92% dos entrevistados compram medicamentos ou itens de perfumaria pelo menos mensalmente em farmácias e drogarias, sendo que 34% o fazem no mínimo uma vez por semana.
Habituados às facilidades do varejo digital, os consumidores têm desenvolvido uma jornada de compras híbrida, utilizando lojas físicas, aplicativos, sites e marketplaces de acordo com a sua conveniência: 93% dos entrevistados costumam pesquisar antes de comprar medicamentos ou itens de perfumaria. O levantamento indica que 41% das pesquisas são feitas em sites de busca, 24% nos sites das redes de farmácias e apenas 12% nas lojas físicas.
“As farmácias e drogarias têm uma vocação de conveniência e proximidade, e esse é um ativo que pode ser bem trabalhado pelas empresas em uma jornada omnichannel”, afirma Eduardo Terra, presidente da SBVC.
A maioria das compras de perfumaria, porém, se dá de forma planejada: apenas 8% dos entrevistados afirmam comprar por impulso. Nesse planejamento, 48% pesquisam o produto desejado e compram no site considerado mais confiável, enquanto 45% priorizam preço. Mas essa é uma compra híbrida: 42% vão a uma loja física específica, pois sabem que lá encontram o que precisam.
“Os números mostram que o consumidor, mesmo em compras planejadas, busca conveniência, preço e experiência e pode estar aberto a compras por impulso, dependendo do esforço promocional das marcas e do fit com seu momento de compra”, afirma Terra.
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Fonte: Mercado e Consumo
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