Rachaduras nos mamilos

Por conta da amamentação, os seios são uma das regiões que mais sofrem mudanças ao longo da gestação

Ficam mais volumosos já desde o início da gravidez. O problema é que os seios não são suportados por nenhum músculo, sua manutenção depende da tonicidade da sua pele. O aumento súbito do volume prejudica a elasticidade e, ao mesmo tempo, causa desconforto e até dor.

Há diversas dicas caseiras para aliviar a pressão na região, como compressas de água fria que dão um alívio à tensão mamária, no entanto, o efeito costuma ser temporário e sem qualquer impacto sobre a flexibilidade da pele. O ideal é que, desde o início da gravidez e até termino do período de amamentação, sejam feitas massagens com produtos específicos, capazes de preservar a elasticidade da pele e estimular a produção de fibras.

“Nesse momento, é indicado optar por fórmulas apropriadas para a gravidez, que excluam ingredientes desaconselhados (parabenos, ftalatos, fenoxietanol, cafeína, bisfenol A e S, álcool) e que sejam compatíveis com a amamentação, se necessário”, orienta a gerente de marketing da Mustela® no Brasil, Marina Lima.

A massagem pode ser combinada ao cuidado para a prevenção das estrias, pois os seios apresentam grande predisposição para desenvolver estas marcas devido às mudanças hormonais e à distensão repentina da pele.

No início da amamentação, os mamilos podem ficar sensíveis, avermelhados e com pequenas fissuras (rachaduras). Essas lesões são um incômodo para as mulheres, pois causam dor e dificuldades para a amamentação. Podem ser desencadeadas pela “pega” errada da criança ou pela sucção ineficiente.

A Dra. Erica destaca alguns cuidados que podem evitá-las, como:

• Posicionamento adequado durante a amamentação.

• Após a mamada, o bebê deve ser retirado do peito com cuidado. Deve-se colocar o dedo no canto da boquinha, entre a língua e o mamilo, e depois retirar delicadamente a criança. Se a retirada for brusca, a criança poderá “morder” o mamilo e causar ferimentos.

• O uso das “conchas” ou absorventes evitam o atrito com o tecido do sutiã, prevenindo as rachaduras.

• Pomadas para aplicação na aréola e papila mamária podem ser úteis, estão indicadas as com ingredientes comestíveis e que não necessitem ser removidos (lavados) antes da mamada.

Foto: Shutterstock

 

Os nove meses de cuidados na gravidez

Deixe um comentário