Raia Drogasil quer levar remédio à casa dos clientes mais rápido do que pedidos de comida por app

Braço digital tem crescido cada vez mais

A Raia Drogasil tem dobrado sua aposta na multicanalidade do seu negócio e na força do seu braço digital. Diante disso, o presidente da empresa, Marcilio Pousada, defendeu que o grupo pretende chegar na casa dos clientes com os pedidos mais rápido do que os aplicativos de entrega de comida.

“Hoje temos 2.620 CDs [as lojas, que acabam realizando a função de centro de distribuição]. Estamos trabalhando cada vez mais para a entrega ser mais rápida nos grandes centros. Algumas plataformas entregam comida em 30 minutos. Vamos entregar remédio em 20 minutos. E vamos entregar com um preço competitivo, já que o cliente vai pagar o ‘last mile’ [da loja até o endereço]”, disse.

O braço digital tem crescido cada vez mais e, segundo os executivos, as lojas representam um ponto de apoio importante desse crescimento. De acordo com dados do terceiro trimestre, o Compre & Retire, disponível em 100% das lojas, correspondeu a 58% dos pedidos digitais, ao passo que as entregas de vizinhança responderam por 8% adicionais.

“A gente quer colocar a conveniência das farmácias, que estão perto dele [cliente], com a conveniência de comprar pelo aplicativo. Hoje, 9,8% dos cientes são multicanal”, disse. Ele lembrou que, em média, um cliente digitalizado traz um faturamento adicional entre 20% a 25%.

Mix de canais da Raia Drogasil

O vice-presidente de relações com investidores da empresa, Eugenio De Zagottis, destacou que não deve demorar para o braço digital da RD se tornar a quarta maior rede de farmácias do Brasil.

“Estamos falando hoje de um patamar anualizado de R$ 3,5 bilhões [de faturamento]”, disse. No terceiro trimestre, as vendas de canais digitais representaram R$ 886,1 milhões, alta de 57,9%. “O grande destaque é mix de canais. Temos algo que é único no varejo farmacêutico, que é 88% da venda digital vir de canais proprietários e modernos”, disse.

O presidente da empresa destacou ainda que as lojas fechadas pela empresa hoje refletem dois movimentos. O primeiro dele é a melhoria do parque, na substituição de uma loja pequena e sem estacionamento por outra maior. Já o segundo é a adequação da rede, diante de mudanças na dinâmica da cidade ou baixa performance. No total, foram fechadas 54 lojas nos últimos 12 meses até o terceiro trimestre.

Questionado por analistas, o executivo explicou que os fechamentos hoje não estão relacionados com a multicanalidade — ou seja, uma concorrência do físico com o digital.

“Ainda é cedo para falar que estamos fechando loja por causa da multicanalidade. Temos muita loja para abrir ainda para falar que a multicanalidade afeta o nosso negócio. As lojas têm um papel preponderante na digitalização do nosso cliente”, disse.

A Raia Drogasil registrou lucro atribuído aos controladores de R$ 215,4 milhões no terceiro trimestre deste ano, alta de 39,5% em relação ao mesmo período de 2021. Já a receita líquida avançou 22% no comparativo anual, para R$ 7,49 bilhões.

Fonte: Valor Econômico

Foto: GiroNews

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