Exclusivo: Rede de drogarias Santa Lúcia projeta crescimento de 15% em 2023

Executivos da rede de drogarias Santa Lúcia dão detalhes de seu crescimento e expectativas para 2023

Fundada em 1976, a rede Santa Lúcia completa 47 anos de mercado este ano em franca expansão. Possui, atualmente, 50 lojas em operação em 12 municípios do Espírito Santo, com mais de 800 colaboradores empregados. A partir de agosto, com a chegada ao Rio de Janeiro, serão 55 unidades. Além disso, sua participação de mercado está em torno de 12% de market share.

Confira a entrevista exclusiva do CEO da Santa Lúcia Drogarias, Roney Cosendey, e do CFO da Santa Lúcia Drogarias, Rossine Cosendey, para o portal Guia da Farmácia, sobre a expansão da rede.

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Guia da Farmácia – Como foi o início da rede de drogarias Santa Lúcia?

Rossine Cosendey – Nossa história começou em 1970, com uma loja em Icaraí, Niterói (RJ), com o nosso pai, que nos levava para ajudar na farmácia. Ainda garotos, começamos a despertar para o negócio e para o que era uma farmácia de verdade.

Em 1994, o Roney, já trabalhando com o pai, me convidou para abrir uma segunda farmácia. De imediato, o negócio é um sucesso, levando à abertura de mais duas unidades.

Em 1998, surgiu a oportunidade de adquirir duas lojas em São Gonçalo, chamadas Drogarias Tamoio. No ano seguinte, veio a ideia de ter uma rede própria e, a partir daí, todas as lojas passaram a se chamar Drogarias Tamoio.

Roney Cosendey – Nessa época, começamos a desenhar nosso projeto de crescimento, porém sempre nas pessoas que estariam conosco nessa jornada. Treinamos, capacitamos para oferecer um atendimento diferenciado em relação à concorrência. Paralelamente, mantivemos nosso foco na busca por resultados.

Com o passar do tempo, veio a expansão para as regiões Serrana e dos Lagos e mais tarde para as regiões Norte e Sul Fluminenses, somando mais de 60 lojas.

Rossine – Em 2015, depois de muitos assédios, tivemos a oportunidade de vender a empresa para a Profarma, que, na época, já era uma empresa de capital aberto com o objetivo de entrar no varejo. No fim de 2015, fechamos o acordo comercial, mantendo o nome Drogarias Tamoio.

Nove meses depois, adquirimos a Santa Lúcia, uma das mais tradicionais redes de drogarias do Espírito Santo (ES), na época com 23 lojas e 40 anos de mercado. Então, iniciava-se uma revolução no mercado capixaba, com a implantação de uma cultura voltada para farmácias com sortimento variado de produtos e grande oferta de perfumaria, coisa que até então não se praticava no ES. Além disso, iniciamos a estratégia de expansão para atingir a meta de 50 lojas com capilaridade a nível estadual, buscando transformar a Santa Lúcia na maior rede do estado.

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Guia – Hoje a rede possui quantas lojas?

Roney – Hoje, são 50 lojas espalhadas por 12 municípios do ES com a bandeira Santa Lúcia. A partir de agosto, novas 5 unidades no Rio de Janeiro, o que vai elevar este total para 55 lojas.

Guia – Como está sendo o ano de 2023 para as drogarias Santa Lúcia?

Roney – Em 2023, a Santa Lúcia torna-se a primeira empresa de drogarias capixaba a sair do ES. Estamos começando uma nova história no RJ, com cinco unidades, distribuídas por Niterói, São Gonçalo, Rio Bonito, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. Projetamos, para 2024, a consolidação dessas lojas e uma nova expansão ainda nas regiões dos Lagos e Norte Fluminense.

Essa nova história no RJ começa com alguns diferenciais: mix ampliado, preço justo e uma equipe diferenciada, treinada, capacitada para atender ao cliente de uma forma individualizada. O atendimento sempre foi nossa marca. Estamos inclusive resgatando colaboradores que trabalharam com a gente na Drogarias Tamoio. Temos também que destacar nossos parceiros comerciais, que sempre foram muito fiéis e nos ajudam a obter diferenciais competitivos.

Rossine – A rede também continuará apostando nas vendas pelos canais digitais, com um novo site e uma nova marca. Além disso, a gente não pode deixar de falar do novo modelo de farmácia como hub de saúde. Pretendemos ampliar as nossas salas de saúde, oferecendo testes rápidos, vacinas e outros serviços, que cuidam da saúde de nossos clientes de forma preventiva.

É uma alegria muito grande estar de volta ao mercado do Rio de Janeiro, um mercado grande, com potencial enorme de crescimento e que conhecemos muito bem.

Guia – Quais inovações levaram para o mercado capixaba?

Roney – O varejo farmacêutico capixaba não tinha a tradição de vender produtos de higiene, perfumaria, cosméticos (HPC) e conveniência. A nova gestão, a partir de 2016 começou a reformular o perfil das lojas, introduzindo HPC e conveniência no mix. Essa mudança revolucionou o mercado e fez com que outras redes de farmácias seguissem o mesmo caminho da Santa Lúcia. Os consumidores, por sua vez, começaram a mudar seus hábitos de consumo, deixando de comprar HPC no supermercado para comprar em farmácia. A revolução seguinte foi a introdução do e-commerce em 2022, com planos de entregar produtos em todo o Brasil.

Guia – Quais os próximos passos? Quanto projetam crescer este ano?

Rossine – Após a abertura das novas unidades, vamos consolidar o mercado de Niterói e São Gonçalo, além de manter a expansão na região dos Lagos e Norte Fluminense. Este ano, nossa previsão é crescer toda a rede em 15%.

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Drogarias Santa Lúcia, e CEO da Santa Lúcia Drogarias, Roney Cosendey, e CFO da Santa Lúcia Drogarias, Rossine Cosendey.

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