Redes sociais impactam decisões de compra de 56% das pessoas

Estudo da NielsenIQ mostra perfil do consumidor multiverso, que navega entre várias categorias e canais influenciado pelas redes sociais

A última década foi marcada por uma série de crises econômicas, políticas e sanitárias, que impactaram profundamente o comportamento do consumidor brasileiro. A preocupação com as mudanças climáticas e o bem-estar tornou-se central, influenciando diretamente as decisões de compra. Para se ter uma ideia, atualmente 56% dos consumidores afirmam que as redes sociais influenciam suas decisões de compra.

Além disso, a classe C, mais endividada, começou a reduzir o volume de consumo, optando por produtos mais baratos e embalagens maiores para maximizar o custo-benefício.

Já a busca por indulgências, principalmente durante a pandemia, continuou a crescer apesar da inflação e recessão.

As informações são do relatório Full View, da NielsenIQ, divulgado no dia 11 junho, e que tem como objetivo realizar uma ampla análise sobre o varejo online e offline do Brasil.

Nele, também é apresentado o conceito de consumidor multiverso, um perfil que navega entre diferentes categorias de produtos e canais de venda, sendo altamente influenciado pelas redes sociais e pela viralização online. Suas escolhas de consumo são complexas e não lineares.

Comportamento digital

A pesquisa ainda demonstra que mais da metade da Geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) passa tempo em pesquisas online, sendo que sites de busca, comparadores de preço e redes sociais são os principais canais utilizados.

Há também uma tendência de elasticidade e estratégias de preço. Marcas premium e econômicas (High e Low) cresceram 50% acima do mainstream, mostrando a importância de uma estratégia de diferenciação para capturar o consumidor.

No e-commerce, categorias de FMCG (Fast-Moving Consumer Goods) estão ganhando espaço nos carrinhos, com destaque para alimentos e bebidas, cosméticos e saúde.

Os dados do Full View da NielsenIQ destacam a necessidade das marcas de adaptarem suas estratégias para atender a um consumidor que busca equilíbrio entre racionalidade e indulgência, influenciado por um ambiente digital dinâmico.

Fonte: SA+

Foto: Shutterstock

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