Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Anuário Farmacêutico 2026
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia da Farmácia Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
Guia da Farmácia
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Alternar modo escuro/claro
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Anuário Farmacêutico 2026
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia da Farmácia Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
← Escolha a categoria da busca
ASSINE o Guia da Farmácia
Saúde

RJ decreta epidemia de dengue; número de casos é 20 vezes maior que o esperado

Guia da Farmácia Por Guia da Farmácia 21 de fevereiro de 2024 Nenhum comentário 4 Minutos de leitura
Brasil-ultrapassa-600-mortes-por-dengue

O governador Cláudio Castro (PL) anunciou nesta quarta-feira (21) que o estado do Rio vive uma epidemia de dengue. O número de casos — quase 50 mil — desde o início do ano é 20 vezes maior que o esperado para o período. Quatro pessoas morreram por conta da doença.

“A gente acha que é uma ação importante para a gente trabalhar com tranquilidade. Decretamos a epidemia por um alto indice populacional. Decretando a epidemia, tiramos a burocracia para fazer um atendimento mais rápido.”

“Teremos dias e meses difíceis ainda. Algumas regiões já passam por redução, mas de forma alguma diminui nossos esforços e atenção. A tendência ainda é de aumento”, completou o governador.

Até quinta-feira (21), um decreto será publicado no Diário Oficial sobre a situação do estado e confirmando a epidemia.

Por conta do avanço da doença, o estado criou um Centro de Operações de Emergência (COEs) Dengue para ampliar e agilizar a organização de estratégias de vigilância contra a doença. O COEs fica na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Rio Comprido, na Zona Norte.

Agora, o objetivo é unir todos os setores de saúde, inclusive a Vigilância Sanitária, para dar uma resposta rápida para os municípios. Além disso, haverá ampliação de salas de hidratação em 22 Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) municipais e estaduais.

“Conforme forem chegando [os pedidos], podemos chegar a 80 salas de hidratação. Até agora, 12 municípios pediram o aumento de salas de hidratação. Estamos analisando”, falou o governador.

“Nunca trabalhamos com tamanha projeção [de dengue]. Por isso, instalamos o COEs. As equipes de vigilância, assistência e comunicação vão agir contra a dengue. Sabemos que temos um aumento da dengue. Todos os municípios estão em contato e se eles pediriam assistência, vamos no local para enfrentar esse momento difícil nas próximas 6 a 10 semanas. Esse será o período que temos que ficar muito atento”, afirmou a secretária de Saúde do RJ, Cláudia Mello.

Por conta da alta incidência da doença, o estado informou que reforçará o número de médicos e enfermeiros nas 27 UPAs da rede.

“Na outra quinta-feira, vou chamar todos os prefeitos e seus secretários de Saúde para que possamos ter uma reunião de avaliação de atendimento, para que possamos dar a mesma oportunidade de tratamento para a população do RJ”, falou Castro.

Com recorde histórico de internações, a capital já tinha decretado epidemia por conta da dengue.

Além da dengue, os casos de Covid também apresentam crescimento.

“Vamos voltar com o painel de Covid para ficar mais visível. Temos um aumento da Covid, de janeiro até agora, de 4 vezes mais do que o esperado”, disse a secretária.

Segundo o governo, a taxa de crescimento da dengue atinge as 92 cidades fluminenses.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), até agora, 49.405 pessoas foram infectadas com a dengue em 2024. O número é 20 vezes acima do esperado pela pasta.

Só no mês de janeiro, o estado registrou 17.544 casos de dengue — o número é 12 vezes maior que o registrado em janeiro do ano passado (1.441).

Mais de 60 cidades apresentam taxa de incidência acima de 500 casos por 100 mil habitantes. Os destaques são Rio de Janeiro, Itatiaia, Cambuci, Resende e Piraí.

“Itatiaia e Angra dos Reis decretaram [epidemia]. Mas de 60 cidades estão com casos acima do normal”, disse Castro.

“Na segunda fase de contingência, estamos montando o Observárioto do Governo para a Dengue. Vamos mapear, de cidade a cidade, para que possamos dar um atendimento individualizado.”

Grávidas com dengue

Enquanto o estado estiver com a epidemia da doença, o Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião (IEISS), que fica na Gamboa, na Zona Portuária, será a unidade de referência no atendimento a gestantes com dengue no RJ.

Existe a previsão de conversão de 160 leitos de outras unidades de referência, se necessário, para grávidas infectadas.

Treinamento para profissionais de saúde

O estado informou que vai capacitar médicos e enfermeiros para facilitar o diagnóstico da dengue.

Até agora, 1.639 profissionais já estão inscritos na plataforma de educação digital da saúde. Além disso, haverá uma qualificação on-line para toda as redes de saúde, inclusive a privada.

Os sintomas da doença são febre alta, dores nas articulações, dores atrás dos olhos e manchas na pele.

Dengue: quais remédios são contraindicados e quais podem ser usados para tratar sintomas

Fonte: G1

Foto: Shutterstock

Guia da Farmácia
Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Abrafarma Celebra 35 anos Com edição Histórica do Future Trends 2026 Baixar Prévia

Notícias da Última Edição

O varejo farma entrou em uma nova era. Sua farmácia entrou junto?

5 de agosto de 2026 Leia mais »

Erros silenciosos que drenam o caixa da farmácia todos os dias

3 de agosto de 2026 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Guia da Farmácia Selo

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Qual Remédio
  • Farma Minuto
  • Outros sites do Grupo
    • Guia de Similares
    • Guia de Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

Retail Media Pharma: Groovinads confirma patrocínio e mostra como IA pode acelerar o setor

Retail Media Pharma: Groovinads confirma patrocínio e mostra como IA pode acelerar o setor

10 de agosto de 2026
Dentalclean lança kit de higiene bucal inspirado no universo Star Wars

Dentalclean lança kit de higiene bucal inspirado no universo Star Wars

10 de agosto de 2026
Ekobé investe R$ 20 milhões em fábrica de gomas nutracêuticas

Ekobé investe R$ 20 milhões em fábrica de gomas nutracêuticas

10 de agosto de 2026
Hypera recebe aval da CMED para venda da semaglutida Semavy

Hypera recebe aval da CMED para venda da semaglutida Semavy

10 de agosto de 2026
Setor farmacêutico aciona Anvisa sobre medicamentos na Shopee

Setor farmacêutico aciona Anvisa sobre medicamentos na Shopee

10 de agosto de 2026