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Rumo do gerenciamento de categorias no canal farma

Cliente no centro e bom entendimento são de extrema importância para superar os desafios que nossa economia nos apresenta

O Gerenciamento de Categoria é sem dúvida um caminho que está sendo desbravado e explorado no Canal Farma a alguns anos. A farmácia vem se tornado de maneira acelerada um Hub de Saúde e Bem-Estar provendo aos clientes uma experiência diversa através de produtos e serviços de forma estruturada. Para melhor resultado de vendas e margens, se faz necessário a organização de um processo contínuo de Gerenciamento de Categoria para oferecer a melhor experiência de compra para o cliente.

Com todas as mudanças de hábito dos consumidores/shoppers nos tempos de pandemia e com a multicanalidade oferecendo diversas formas de compras, vejo uma necessidade ainda maior de um bom gerenciamento de categorias e resiliência rápida no sortimento oferecido na farmácia física e no on-line. Inclusive já tem projetos em nossa consultoria de gerenciamento de categoria no e-commerce. Cliente no centro e entendimento destas dinâmicas e tendências são de extrema importância para superar os desafios que nossa economia nos apresenta.

Para o gerenciamento correto de categorias na farmácia  a primeira dica é tenha um cuidado e atenção ao cadastro dos produtos no sistema da farmácia, pois a partir de uma boa base de informação que tudo começa no Gerenciamento de Categoria (chamamos de pré-GC), a segunda dica que análises das informações de mercado, conhecimento profundo do perfil dos clientes e potencial da região são fatores críticos para o processo contínuo de GC e terceiro que não precisa estar 100% perfeito para se iniciar a implementação na loja e pilotos são mundo bem vindos para aprendizados.

E não menos importante o aculturamento e capacitação dos profissionais da loja sobre a importância deste processo e os ganhos para o negócio, pois são eles que manterão e cuidarão da implementação na farmácia.

Foto e fonte: texto escrito em parceria com o CEO da Gmartins Consultoria e VP Comercial Retail Farma BrasilGean Martins, com exclusividade para o Guia da Farmácia.

Como impulsionar as vendas das categorias de autocuidado na farmácia? 

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