PDV

Como impulsionar as vendas das categorias de autocuidado na farmácia?

Melhorar a comunicação e orientação com clareza ao consumidor ou paciente é fundamental para a farmácia atuar em prol da saúde da população

Com a pandemia da Covid-19 os hábitos do shopper mudaram, impulsionando tendências que já vinham crescendo, como é o caso da busca por produtos de autocuidado, como vitaminas, suplementos, entre outros.

Assim, o farmacêutico e o balconista podem atuar incentivando e orientando o cliente que chega em busca de produtos de autocuidado. “Tenha um olhar mais “categorizado” com a perspectiva do consumidor/paciente, procurando entender que tipo de produto e serviço que ele espera dentro da sua jornada de compra. O farmacêutico por sua formação pode prescrever produtos como medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e auxiliar na atenção farmacêutica dando um complemento importante ao trabalho do médico garantindo a adesão ao tratamento”, explica o CEO da Gmartins Consultoria e VP Comercial Retail Farma Brasil, Gean Martins.

Assim, a orientação do farmacêutico deve ser sempre com respeito ao receituário entendendo as barreiras e atritos do consumidor/paciente que no momento da compra onde ele se apresenta como “shopper”, visando auxílio para acolhê-lo da melhor forma e entregar uma melhor experiência de compra.

Autocuidado na farmácia

“Um grande diferencial da farmácia é o atendimento personalizado em um ambiente de saúde e bem-estar. A amplitude de produtos na farmácia proporciona um leque de soluções que passam por medicamentos, higiene e beleza, cuidados ao paciente, universo infantil, até conveniência. Com o shopper mais ‘empoderado’ com opções de compra nos meios físicos e online, a decisão de compra se torna mais complexa, porém este atendimento tem que diminuir os atritos na jornada de compra no autocuidado. Saímos do modelo “sickcare” (cuidado da doença) para o “selfcare” (autocuidado)”, orienta o executivo.

Desse modo, é importante lembrar como a farmácia pode atuar em prol do autocuidado e da saúde da populaçãoMelhorar a comunicação e orientação com clareza ao consumidor/paciente é fundamental para a farmácia atuar dessa forma. O papel da farmácia como ambiente de saúde e bem estar provendo uma melhor experiência com os produtos e serviços. Serviços é um ponto super importante que amplia esta adesão ao tratamento e satisfação. O autocuidado tem benefícios para todos inclusive o governo que desafoga o sistema único de saúde (SUS)”, explica Martins.

Como a farmácia pode atuar como plataforma de cuidado e bem-estar 

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: divulgação

Deixe um comentário