Sarcopenia: metade da população com mais de 80 anos é afetada

A sarcopenia compromete a mobilidade dos idosos. Médico alerta para a urgência de políticas de saúde pública e intervenções preventivas.

“Existem dados que mostram que a sarcopenia, condição que compromete a mobilidade, afeta metade da população com mais de 80 anos. Essa condição se caracteriza pela perda progressiva da massa e força muscular. Ela é identificada como uma das principais causas de incapacidade funcional em idosos. Além disso, a sarcopenia frequentemente surge com o envelhecimento. Ela pode ser agravada por períodos prolongados de hospitalização, por exemplo, entre outros fatores”, declara Dr Diogo Souza Domiciano, reumatologista membro da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO).
O comprometimento do desempenho funcional refere-se à incapacidade do indivíduo em realizar suas atividades diárias. Isso pode incluir desde tarefas domésticas até atividades físicas básicas, como caminhar. A mobilidade é um indicador crucial da capacidade funcional, especialmente em idosos.

Múltiplos fatores

Embora seja associada ao envelhecimento, vários fatores podem acelerar essa perda muscular como, por exemplo, doenças inflamatórias como artrites crônicas, câncer, além de condições neurodegenerativas que podem exacerbá-la. O diagnóstico da síndrome é feito por testes clínicos de força e capacidade física, bem como a medida da massa muscular que pode ser feita pelo exame de densitometria.
“Estudos sugerem que o processo que leva à sarcopenia no adulto e idoso pode começar na infância, com baixo peso ao nascer associado a um maior risco. Um estilo de vida saudável, incluindo nutrição adequada e exercícios regulares, é fundamental para preservar a massa e a força muscular e retardar a perda relacionada à idade”, declara o médico.
Ademais, exercícios resistidos como musculação e Pilates são ótimos exemplos para fortalecimento muscular e prevenção da sarcopenia. Além disso, a ingestão de proteínas como carnes, ovos, leite, queijos, iogurtes, e/ou leguminosas como soja, feijões, lentilha, grão de bico e ervilha também são essenciais.
Dr. Diogo também alerta para a urgência de políticas de saúde pública e intervenções preventivas para combater a sarcopenia e suas consequências para a população idosa. O engajamento em hábitos saudáveis desde a juventude é uma estratégia crucial na luta contra essa condição debilitante.

Idosos no Brasil

De acordo com o IBGE, o número de pessoas com 65 anos ou mais de idade cresceu 57,4% em 12 anos. Ou seja, teremos cada vez mais idosos no país. No Brasil, a projeção de expectativa de vida em 2025 é de 82,1 anos. Por isso, prevenir a sarcopenia é fundamental para uma longevidade com autonomia.
Fonte:  Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO).
Foto: Shutterstock

Leia mais:

Cerca de 40% dos idosos com mais de 80 anos sofrem quedas anuais

Deixe um comentário