HPC

Setor de HPC se consolida como protagonista na Black Friday em 2023

Desempenho positivo do setor de HPC registrado na Black Friday pode indicar alta para a temporada de festas de fim de ano

O setor de HPC foi um dos protagonistas nos registros de venda da Black Friday. Com um desempenho sólido em meio a um cenário macroeconômico levemente mais favorável, resultado da redução dos juros e melhores indicadores de emprego, somados a um consumidor que segue cauteloso e, em muitos casos, ainda endividado – oito de cada dez famílias brasileiras estão endividadas, conforme pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Para o varejo como um todo, segundo dados da Neotrust, a Black Friday desse ano foi a segunda pior no Brasil desde 2010, ano em que o varejo brasileiro adotou “oficialmente” a Black Friday no calendário comercial. O faturamento do varejo foi de R$ 4,9 bilhões, queda de 15% em comparação com as vendas de 2022. No entanto, dados da Linx, empresa do grupo StoneCo especializada em tecnologia para o varejo, apontam crescimento de 12% no volume total de vendas realizadas pelo e-commerce.

De acordo com a NielsenIQ Ebit, 3 categorias ganharam destaque nesse ano: alimentos e bebidas, moda e acessórios e, perfumaria e cosméticos. A procura por produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no período somou 45% do volume total de vendas, superando a cesta de alimentos e bebidas, que representou 21% do volume total. Ainda segundo o instituto, a categoria de Perfumaria e Cosméticos apresentou crescimento de 26,7% durante os dias 23 e 24 de novembro de 2023. De primeiro a 15 de novembro houve alta de 68,7% nas vendas quando comparado ao ano passado.

O Google Brasil já vinha pontuando durante o mês de novembro, demanda maior pela categoria de beleza, principalmente perfumaria e a Cielo, mostrou que a categoria de cosméticos e higiene pessoal teve as maiores taxas de crescimento nas vendas 18,8%, considerando apenas a sexta-feira comparada com a sexta-feira de 2022.

O calor intenso durante o mês de novembro também fez emergir um outro protagonista na Black Friday: o protetor solar.

Dados da Linx, apontam que as maiores buscas foram por protetor solar e ar-condicionado. O protetor solar foi destaque entre os termos mais pesquisados / buscados pelos brasileiros durante o período, esteve presente entre os três produtos mais requisitados nas buscas.

O item foi apontado por uma pesquisa realizada pelo Google como um dos mais procurados pelos consumidores, com alta de 32% em relação ao ano passado.

“A conscientização sobre a importância da defesa contra os raios ultravioleta e os efeitos nocivos do sol se traduziu em uma preferência marcada por protetores solares, que se tornaram itens essenciais na cesta de compras dos consumidores. O brasileiro incorpora cada vez mais o hábito do uso do protetor solar e aproveita a oportunidade de comprar bons produtos promocionados em ocasiões como a Black Friday”, afirma João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.

O executivo explica que o aumento na busca por protetores solares destaca a adaptabilidade do mercado às necessidades sazonais, consolidando o setor de HPPC como uma força influente no período e extremamente ágil para oferecer ao consumidor o que ele de fato busca.

Perspectivas para o Natal e Reveillon

O desempenho registrado na Black Friday pode dar o tom da temporada de festas de final de ano que se aproxima. De acordo com a ABIHPEC, a expectativa é otimista, uma vez que os produtos do setor se firmaram como escolhas populares para presentear. Dentre as sugestões de presentes, não faltam opções como conjuntos de perfumes, kits de cuidados com a pele e cestas de autocuidado personalizadas se destacam como opções atrativas, e customizáveis para os mais diversos gostos e possibilidades de desembolso.

“A relevância do setor neste período de festas é amplificada pela sua capacidade de oferecer não apenas produtos, mas experiências que promovam o cuidado pessoal e o bem-estar, elementos essenciais nas celebrações de fim ano”, destacou Basilio.

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Fonte: Abihpec

Foto: Shutterstock

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