O Colar Cândido Fontoura do Mérito Industrial Farmacêutico foi entregue a 29 personalidades da Saúde e do setor farmacêutico na grande festa que marcou a comemoração do 90º aniversário de fundação do Sindusfarma, realizada na noite de 26 de abril, nos salões do Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo.
Receberam a Comenda Cândido Fontoura 2023:
Autoridades
- Antonio Barra Torres
- Dimas Covas
- Meiruze Freitas
- Nísia Trindade
Empresários e Executivos
- Devaney Baccarin
- João Carlos Momesso
- José Ricardo Mendes da Silva
- Mario Grieco
- Peter Martin Andersen
- Philippe Boutard
- Telma Salles
Pesquisadores da área da Saúde
- Cristiano Augusto de Freitas Zerbini
- Esper Georges Kallás
- Luiz Henrique Gebrim
- Roberto Kalil Filho
- Valentim Gentil Filho
Profissionais
- Aurelio Saez
- Cláudio Hirai
- Joaquim dos Reis
- Júlio César Gagliardi
- Kati Vannucci Chaim
- Marcos Arias
- Maria Aparecida Keller
- Nelson Coelho
- Nelson Franco
- Paulo Spirandelli
Parceiros
- Natanael Aguiar Costa
- Juan Carlos Becerra Ligos
- Edison Tamascia
Em viagem ao exterior, duas autoridades homenageadas não puderam estar presentes: a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres. Ambos receberão as comendas em evento a ser realizado em Brasília.
Compromisso com o Brasil
Na mensagem alusiva aos 90 anos de fundação do Sindusfarma, o presidente Omilton Visconde Junior destacou a contribuição da entidade e da indústria farmacêutica para a promoção da saúde e para o desenvolvimento social e econômico do país.
“Somos uma entidade que desde os anos 30 do século passado se dedica, ativamente, à tarefa de representar um setor complexo e fascinante, sem o qual é impossível construir uma sociedade produtiva e equilibrada”, afirmou. “[Somos] um setor dinâmico e na vanguarda científica e tecnológica, sem o qual é impossível organizar uma sociedade capaz de tirar pleno proveito de seus talentos e suas potencialidades”.
“Somos um setor vital e estratégico. Seja no Brasil, seja no mundo”, disse o presidente do Sindusfarma.
Diretora da 2ª Diretoria da Anvisa, responsável pela aprovação das vacinas contra a Covid-19 usadas no Brasil, Meiruze Freitas disse que sua história se mistura com a do Sindusfarma, na busca incansável pelo acesso a produtos de qualidade, com eficácia e segurança. “E nosso papel na vigilância sanitária é uma busca incansável para que esse país seja mais justo, mais igualitário; que aumente, sim, o valor econômico de nosso país e fomente o setor farmacêutico, um setor pujante, que transforma vidas”.
Líder do projeto que viabilizou a produção da vacina contra a Covid-19 do Instituto Butantan, Dimas Covas falou das lições aprendidas pelo país durante a pandemia. “Este país precisa repensar sua política industrial, repensar de forma estratégica a sua indústria de medicamentos, de equipamentos, de insumos, fundamentais para nossa população não só em épocas como as da pandemia, mas para situações que enfrentamos neste momento, como o tratamento de câncer, entre outras doenças degenerativas”.
Discursando em nome dos homenageados, Devaney Baccarin falou do importante papel que a indústria farmacêutica desempenha no sistema de saúde. “Nosso trabalho não é isento de desafios, aliás muito pelo contrário. Exige constante adaptação às novas exigências e demandas por tratamentos mais seguros e eficazes”, afirmou. “Essa é a luta incansável, liderada pela nossa entidade maior, o Sindusfarma”.
Camerata de cordas
A cerimônia comemorativa dos 90 anos de fundação do Sindusfarma foi abrilhantada pela apresentação da Camerata de cordas da Sinfônica de Heliópolis, regida pelo maestro Paulo Galvão. A orquestra de jovens músicos formados pelo Instituto Baccarelli executou peças de Bach, Camargo Guarnieri e Guerra-Peixe.
Sindusfarma alcança 540 empresas farmacêuticas associadas