Único Contato: conheça a história por trás do hub de soluções para o varejo farmacêutico

Renato Diniz, fundou a Único Contato, em 2021, com a sócia Cirléia Morato

Depois de 20 anos como diretor comercial de uma grande montadora de farmácias e drogarias, o mineiro Renato Diniz decidiu renunciar à segurança do cargo para empreender o próprio negócio, em busca não apenas de novos desafios profissionais, mas principalmente de realização pessoal. Assim, em 2021, fundou a Único Contato com a sócia Cirléia Morato, um hub de soluções para o varejo farmacêutico.

“Quando eu conciliava a gestão do negócio com meu cargo de diretor comercial, faltava tempo não apenas para fazer a minha empresa crescer e gerar empregos, mas também para me trazer realização pessoal”, conta Renato, que agora se dedica à Único Contato em tempo integral e com exclusividade.

Renato começou a trabalhar aos sete anos de idade como operador de caixa no mercado do pai. Ao 14, passou a vender balas pela cidade e, aos 18, montou uma loja de doces, que não foi adiante, mas deixou aprendizados para toda a vida. Depois disso, entrou para o mundo corporativo, mas nunca perdeu o espírito empreendedor.

Para quem deseja fazer uma transição de carreira e empreender o próprio negócio, Renato aconselha manter a tranquilidade e o equilíbrio, direcionando seus pontos fortes para um objetivo claro e, de preferência, em um ambiente de crescimento. Para ele, apesar dos desafios de empreender num país burocrático e com elevada carga tributária, gerir a própria empresa é muito gratificante.

“Antes de tomar qualquer decisão, a pessoa deve fazer uma autoanálise e perceber se tem características empreendedoras, porque o empreendedor deve ser alguém que gosta de servir e ter uma mentalidade de crescimento. Além de dominar os métodos e as ferramentas para administrar o negócio, é essencial mudar o mindset e buscar apoio externo, como as consultorias do Sebrae, porque é indispensável ter atitude e aprender com quem sabe executar cada tarefa com excelência”, orienta.

Ter a própria empresa, muitas vezes, significa liderar pessoas. Para se tornar um bom líder, Renato recomenda partir para a execução e cuidar bem da equipe. “Liderar é diferente de chefiar, que se resume a dar ordens. Liderar é executar e dar o exemplo. O líder aceita críticas e sugestões, porque entende o valor do time e reforça as características mais fortes de cada um. A equipe é como uma orquestra, que deve ser bem coordenada para construir algo belo no final”, finaliza.

Renato não nega que a decisão de deixar o cargo de diretor foi desafiadora, mas quem deseja empreender não se deve amedrontar. “É muito difícil sair de uma empresa onde atuamos por anos e aprendemos quase tudo que sabemos, especialmente por causa do envolvimento emocional que construímos com as pessoas e os clientes. Sou muito grato a todos com quem trabalhei e às empresas por onde passei, pois foi assim que ganhei experiência e fiz grandes amizades e conexões. De qualquer forma, é preciso enfrentar o medo por meio do autoconhecimento, pois é isso que desenvolve a autoestima. E quando a família te apoia, como foi e é o meu caso, tudo fica mais fácil”, acrescenta.

Hub de soluções específicas para o varejo farmacêutico

A Único Contato traz para o mercado farma um software de gestão de atendimento, com uma plataforma automatizada e desenvolvida para otimizar e humanizar os chamados e pedidos que chegam por WhatsApp, Facebook, Instagram e Telegram. O diferencial está em ser a primeira ferramenta do tipo direcionada especificamente ao varejo farmacêutico, considerando suas dores e necessidades.

“A empresa é um hub de soluções porque não é apenas uma plataforma, mas também auxilia gestores no gerenciamento do sortimento de produtos, na melhoria do atendimento, na criação de um layout adequado e ainda oferece palestras e treinamentos personalizados”, explica o empresário e consultor.

Além da gestão do atendimento, a empresa oferece também consultoria sobre gerenciamento por categorias e layoutização de farmácias, as duas áreas em que Renato vem atuando há mais de duas décadas. Um case de sucesso foi a reforma de uma das unidades da Farmil, feita com base em um layout inteligente. A loja faturou R$ 29 mil nas primeiras 24 horas após a inauguração.

Para Junior Moreira, proprietário da rede Atacadão DrogaCenter, Renato é o responsável pelo sucesso da empresa, que hoje conta com mais de mil colaboradores. Junior afirma que os conhecimentos adquiridos com ele fizeram as lojas “literalmente venderem”.

De acordo com Mara Moreira, diretora da rede de drogarias Minas Mais, que saltou de 10 para 25 lojas após a mudança de layout das unidades e introdução de novos produtos no mix, as recomendações de Renato sobre como posicionar os itens fizeram toda a diferença nos resultados.

“O retorno financeiro é apenas a consequência de um trabalho bem-feito. Levei anos estudando e aplicando o conhecimento na prática, com base em tentativas e erros. Foi assim que aprendi tudo o que sei atualmente, e é assim que pretendo seguir: trabalhando e aprendendo mais a cada dia para ajudar o varejo farmacêutico a se desenvolver e vender mais e melhor”, afirma Renato.

startup tem apenas dois anos de mercado e já está presente em 23 estados com 3 mil clientes ativos, entre eles, redes como Big Fort, Entrefarma, Farma 100, Farmavale, Drogarias Maestra, CityFarma, Drogarias Povão, Grupo Americana, Soma Drogarias, Grupo Multifarma. Desde que chegou ao mercado, já foram mais 250 consultorias e 8 mil atendimentos realizados.

Com faturamento anual de R$ 1,5 milhão, a Único Contato espera crescer 200% em número de clientes e chegar ao fim de 2023 faturando R$ 2,5 milhões, ou seja, um crescimento de mais de 60%.

De balconista a dono de seis drogarias: a história do farmacêutico Leonardo Ferreira

Foto e Fonte: Único Contato

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