Unifabra divulga plano agressivo de expansão entre pequenas e médias redes de farmácia

A União de Farmácias Brasileiras (Unifabra) realizou um coquetel ontem onde anunciou o plano de expansão da empresa para os próximos anos

A União de Farmácias Brasileiras (Unifabra), que nasceu com o intuito de fortalecer a integração de informações e a promoção de negócios para médias redes no Brasil, realizou um coquetel ontem (18), em seu novo escritório em São Paulo, onde anunciou os planos de expansão da empresa para os próximos anos.

A companhia, que já conta com mais de 15 redes, em 8 estados, com mais de 370 lojas, que juntas obtiveram faturamento de R$ 1,8 bilhão em 2022, visa ser destaque com as pequenas e médias redes do varejo farmacêutico. No ano passado, o faturamento avançou 23% na Região Sudeste e 27% no Sul, bem acima dos 20% de incremento das franquias e bandeiras associativistas e dos 15% das grandes redes.

A entidade acaba de criar uma estrutura de gestão profissionalizada, e pretende, até 2025, dobrar de tamanho, ter representatividade em todas as unidades da Federação e somar R$ 4 bilhões de faturamento.

“Recrutamos uma equipe com nomes de mercado, que certamente ajudarão a preencher uma lacuna de representatividade existente entre as PMEs do setor” destaca Juarez Borges. “Mas nosso foco é agregar redes com donos que estejam dispostos a preservar sua identidade, sem partir para alternativas como a conversão de bandeira que preconiza o modelo associativista. Não queremos ser uma central de negócios”, conta o novo CEO da Unifabra, Edu Rocha, que assumiu o cargo em outubro de 2022. Ele lidera um núcleo executivo estruturado pelo conselho diretivo da entidade, presidido por Juarez Borges, da Rede Nacional. Também foi formada uma célula específica para estratégias comerciais, constituída por donos de redes associadas.

Com evolução média na casa de 20% nos últimos três anos, a Unifabra já detém 13% de share em municípios de até 50 mil habitantes e 9% em cidades médias com população máxima de 300 mil.

“Nosso projeto de crescimento não tem como pilar a mera expansão orgânica de unidades. Queremos trabalhar por mais solidez no pequeno e médio varejo, tanto que o faturamento médio por loja da Unifabra aumentou 32% desde 2020, se aproxima de meio milhão de Reais e só perde para o das grandes companhias”, celebrou Rocha.

Unifabra realiza parceria com a solução de treinamento da Focal

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Unifabra

Deixe um comentário