fbpx

Vacina contra covid-19 desenvolvida por cientistas de Israel já está nos ‘estágios finais’

Em entrevista ao jornal The Jerusalem Post, o chefe da equipe Dr. Chen Katz afirmou que pretende iniciar os testes em humanos em 1º de junho

Uma nova vacina contra a covid-19 está sendo desenvolvida por um time de cientistas em Israel, que afirmam ser capazes de produzir um componente ativo para a droga “nos próximos dias”. Em entrevista ao jornal The Jerusalem Post, o chefe da equipe Dr. Chen Katz afirmou que pretende iniciar os testes em humanos em 1º de junho.

“Nós já estamos nos estágios finais e em poucos dias teremos as proteínas – os componentes ativos da vacina”, afirmou à publicação o líder do grupo de biotecnologia do Instituto de Pesquisas da Galileia (MIGAL, na sigla original).

O avanço veio depois de a equipe estar há quatro anos desenvolvendo uma vacina para o vírus da Bronquite Infecciosa das Galinhas (BIG), comum nessa espécie de aves e também encontrada em faisões. A droga que está sendo desenvolvida para o novo coronavírus seria uma adaptação dessa primeira pesquisa.

“Nosso conceito básico foi desenvolver uma tecnologia geral e não uma vacina específica para esse ou aquele tipo de vírus”, afirmou Katz. Ele também explicou os ajustes genéticos que permitiram a adaptação da substância para uso em humanos. “A estrutura científica da vacina é baseada em um novo vetor de expressão proteica, que forma e secreta uma proteína solúvel quimérica, a qual entrega o antígeno viral nos tecidos da mucosa por endocitose auto-ativada. Assim, fazendo com que o corpo forme anticorpos contra o vírus”.

Vacina contra o Covid-19

A pesquisa foi financiada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia de Israel. Em 27 de fevereiro, o ministro Ofir Akunes já havia adiantado todas as aprovações necessárias para que o processo de finalização e comercialização da vacina seja facilitado. Ainda de acordo com o Dr. Katz, a substância oral da droga já provou induzir altos níveis de anticorpos específicos contra a BIG.

A pesquisa multidisciplinar também concluiu que o vírus encontrado nas galinhas carrega grande semelhança genética com a forma da covid-19 que afeta humanos, compartilhando do mesmo mecanismo de infecção. “Nosso objetivo é produzir a vacina entre as próximas oito ou dez semanas, para alcançarmos a aprovação de segurança em 90 dias. Essa vacina será oral, tornando-a particularmente acessível ao público geral”, afirmou o presidente do MIGAL, David Zigdon.

Foto: Shutterstock

Fonte: O Estado de S.Paulo

17 Comentários

  1. Avatar
    Sandra Lucia Valadares Ferreira Alves em

    Que Deus abençoe a todos da pesquisa.
    Nos precisamos disso!
    Só vendo noticias orríveis de morte.
    Até que enfim uma notícia boa.
    O mundo precisa!

  2. Avatar
    José Roberto em

    Será que a liberação dessa vacina vai ser do interesse dos laboratórios que dominam as pesquisas no mundo. Vamos esperar para ver quais serão os interesses financeiros.

  3. Avatar

    Nestas horas vemos as diferenças.

    O Brasil investe 1,3% do seu PIB em pesquisa e desenvolvimento em Investimento absoluto aproximadamente… Isso nos tempos bons, já com os últimos cortes vai saber….

    Israel investe 4,2% do seu PIB em pesquisa e desenvolvimento em Investimento absoluto…

    Só por ai, já dá pra ter ideia…
    Sem contar qualidade do investimento….

    Pois nesta balança da pra colocar Objetivos… Gestão…. Planejamento… Corrupção … Desvios … Políticagem

    Educação é pesquisa, só assim teremos um Brasil melhor….

    • Avatar

      Daniel, depois que entrou o presidente que acredita em Terra plana e trata os pesquisadores e seus espaços na universidade e centros de pesquisa de balburdia e maconheiros e diz que a COVI 19 é uma gripezinha, não há nenhum investimento. Zerado – que que nossas universidades sejam privatizadas.

      Lamentável, considerando a quantidade de profissional de alto nível que temos aqui.

    • Avatar

      Mas o nosso o nosso digníssimo Presidente, a primeira coisa que fez foi cortar verba da educação….
      Ai ninguém se lembra disso.

  4. Avatar
    Julio Cesar Vulcão ribeiro em

    Os cientistas israelenses , provavelmente serão os primórdios dessa cura , creio eu.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: