Venda de álcool em gel diminui até 59,5% nas farmácias

A distribuição de álcool em gel vem diminuindo em relação ao ano de 2020 no País, entre os meses de março e abril

Com mais de um ano de pandemia no Brasil, ainda é essencial aplicar as medidas preventivas contra a Covid-19, especialmente no momento de realizar o processo correto de higienização das mãos.

Mas, de acordo com dados de todo varejo farmacêutico, físico e digital, levantados pelo Farmácias APP, aplicativo de venda online de saúde e beleza, a distribuição de álcool em gel vem diminuindo em relação ao ano de 2020 no País, entre os meses de março e abril.

Portanto, o período analisado demonstra que em março de 2021, o índice de vendas do produto representou -49,4% comparado com o ano anterior.

Porém, em abril o nível de aquisição do item diminuiu ainda mais, chegando a atingir -59,5%, em território nacional.

Ao avaliar os resultados por região, a Sudeste foi a que mais demonstrou queda na distribuição do item, observando o mesmo intervalo de 2020.

Entre março e abril deste ano, por exemplo, o grau de consumo do álcool em gel teve uma redução de -64,3%.

Leque de distribuição

O farmacêutico e proprietário de uma unidade da farmácia UsiFarma no Abranches, José Dionizio Garcia Transmontano, acredita que as vendas caíram nas farmácias, porque o produto passou a ser disponibilizado em outros estabelecimentos, como distribuidoras de bebidas e postos de combustíveis.

“Hoje, abriu o leque de distribuição. É possível encontrar álcool em gel em distribuidoras de bebidas, açougues, postos de combustíveis. Todo mundo vende o produto. Bem diferente de antes, quando só supermercados e farmácias disponibilizavam o produto.

Eu não acredito que a demanda do produto caiu, mas o mercado mudou por causa da pandemia”, afirmou ele.

“No começo da pandemia também houve um exagero na compra do produto. Algumas pessoas estocavam e tinha gente que até bebia. Agora, as pessoas têm mais informações sobre o uso correto para evitar a contaminação de Covid-19”.

Saiba como evitar mãos ressecadas nos tempos de álcool em gel 

Fonte: Bem Paraná

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário