Vendas da Abrafad crescem 9,3% no primeiro semestre

O segundo trimestre da Abrafad foi acentuadamente melhor do que os primeiros três meses do ano

Os primeiros seis meses de 2023 foram de bons negócios para as 23 redes que integram a Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad). Entre janeiro e junho, a entidade viu suas vendas cresceram 9,32%, contabilizando R$ 3,3 bilhões de faturamento. Ainda na composição dos números, os medicamentos atingiram R$ 2,5 bilhões, com alta de 7,6% em relação ao mesmo período do ano passado, e os não medicamentos registram vendas de R$ 822 milhões, que representam uma alta de 14,89% em comparação aos R$ 716 milhões de 2022. Os dados são da IQVIA.

O segundo trimestre (abril a junho) da Abrafad foi acentuadamente melhor do que os primeiros três meses do ano (janeiro a março). Eles tiveram, respectivamente, crescimento de 10,25%, acima da média do mercado, que foi de 9,05% segundo a IQVIA, e 8,34%. Entre medicamentos e não medicamentos, o volume de negócios no último trimestre foi de R$ 1,7 bilhão.

De acordo com o diretor-executivo Nilson Ribeiro, a Abrafad deverá crescer em torno de 13% a 14% em 2023, enquanto o mercado deve flutuar entre 10% e 12%, com base nos estudos da IQVIA. Hoje, a associação mantém 44% dos negócios na região Sudeste, 34% no Nordeste e 19% no Sul do país. A oportunidade, segundo Ribeiro, é crescer no Centro-Oeste e Norte do Brasil.

Vendas do mercado – No primeiro semestre, como aponta a IQVIA, as vendas no varejo farmacêutico cresceram 9,34%, totalizando pouco mais de R$ 94 bilhões de faturamento (R$ 62,6 bilhões em medicamentos e R$ 31,4 bilhões em não medicamentos). Em valores, entre janeiro e junho de 2022, o setor havia vendido R$ 86 bilhões.

Para ampliar seus objetivos de crescimento, a Abrafad tem como foco em 2023 tratar os produtos de prescrição, incluindo PBMs, higiene e beleza (HPC), nutricionais e mix. “Para isso, vamos utilizar as informações e as ferramentas de gestão para auxiliar os varejistas a gerirem de forma mais eficiente seus negócios”, argumenta Ribeiro.

Entre os dias 17, 18 e 19 de outubro, a Abrafad promove a segunda edição do ano do Encontro de Negócios. A primeira ocorreu em maio, com a geração de bons negócios para associados, indústria e distribuidores. “Certamente repetiremos mais uma jornada de muito sucesso”, comemora Ribeiro. É importante lembrar, como diz ele, que há uma limitação de patrocinadores, motivo pela qual as reservas de espaço devem ser feitas até o final deste mês de agosto.

Vendas saltam mais de 800% em menos de seis anos e Abrafad ganha nova sede em SP

Fonte: Abrafad

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário