Vendas saltam mais de 800% em menos de seis anos e Abrafad ganha nova sede em SP

O novo escritório administrativo, no bairro de Santana, na zona norte, é mais amplo e está preparado para atender melhor os associados, indústrias, distribuidores e colaboradores

Em 2023, a Abrafad completa seis anos em dezembro. Fundada em Belo Horizonte, Minas Gerais, a entidade reúne hoje 21 bandeiras e tem muito o que comemorar. Saiu de um faturamento em vendas de R$ 817 milhões em dezembro de 2017, com um total de 973 lojas, para R$ 6,6 bilhões em junho de 2023 e 5,6 mil PDVs, o que representa, em valores de negócios, um avanço de pouco mais de 800% no período. Os dados são da consultoria IQVIA.

Para suportar esse crescimento, a federação acaba de mudar de endereço em São Paulo, onde mantém a sua sede administrativa desde 2020. Ela deixou a Vila Clementino, na zona sul, e seguiu para o bairro de Santana, na região norte da capital. “Com o crescimento expressivo que tivemos, especialmente nos últimos três anos, tínhamos a necessidade de encontrar um espaço mais amplo. Precisávamos de uma área maior para atendermos melhor os nossos associados e parceiros colaboradores”, afirma Nilson Ribeiro, diretor-executivo da Abrafad. 

A Abrafad vem em uma crescente expansão orgânica, em novas redes associadas e em valor de vendas desde o início de suas operações. Mas o grande salto ocorreu com a chegada de Nilson Ribeiro à diretoria executiva em 2020. 

Com Ribeiro no comando, no primeiro ano, a Abrafad já saltou para 3,3 mil lojas e R$ 3,2 bilhões em faturamento em 2020 mesmo com a pandemia. Essa aceleração no crescimento a posiciona hoje em uma posição de destaque, com R$ 6,6 bilhões em faturamento e mais de 5,6 mil PDVs. “Os resultados são expressivos graças ao comprometimento e apoio entre as redes associadas. E nosso trabalho é esse, de integrar farmácias e drogarias independentes nas plataformas inovadoras de gestão, para melhorar a distribuição e venda de produtos farmacêuticos”, afirma o executivo.

Para as redes associadas, o crescimento da Abrafad se deve em boa parte ao dinamismo nos negócios implementado por Nilson Ribeiro desde a sua chegada. Foi em sua gestão que a associação passou a oferecer ferramentas de Inteligência de Mercado às empresas e a promover o Encontro de Negócios desde 2021, com a indústria e distribuidores. Esse evento funciona como uma construção de parcerias, um gerador de confiança e abertura de oportunidades que beneficiam toda a cadeia.

O desempenho até junho de 2023 já superou o planejamento de faturamento e número de lojas que a Abrafad tinha para 2023. Sinal de que os números serão ainda mais generosos nos próximos quatro meses. Hoje, 44% dos negócios da associação estão na região Sudeste, 34% no Nordeste e 19% no Sul.

As bandeiras que integram a Abrafad atualmente são Acofarma, Bifarma, Grupo Confarma, Rede Ellomais, Rede Facillite, Farmatotal, Farma Você, Forte Farma, Fort Popular, Rede Lucremais, Rede Melhor Compra, Rede Meta, Multifarma, Preço Baixo, Preço Justo, Rede Bem, Rede 2000, Supermais, SmallFarma, Rede Soma e Rede Universal Farma. São elas as responsáveis pelos resultados abaixo apresentados.

ANO NÚMERO DE LOJAS FATURAMENTO

2017

973

R$ 817 milhões

2018

1.213

R$ 1,01 bilhão

2019

1.462

R$ 1,22 bilhão

2020

3.382

R$ 3,2 bilhões

2021

4.181

R$ 3,9 bilhões

2022

4.518

R$ 4,2 bilhões

2023

5.642

R$ 6,6 bilhões

 

Abrafad aposta em produtos de prescrição, HPC, nutricionais e mix para crescer 14% em 2023

Foto fonte: Abrafad

Deixe um comentário