As vendas do setor de beleza de prestígio, que contempla as marcas de luxo, atingiram US$ 6,6 bilhões no primeiro trimestre de 2023, nos Estados Unidos. Um aumento de 16% em relação ao mesmo período de 2022, de acordo com a Circana, empresa líder global em tecnologia de dados para análise do comportamento do consumidor. O mercado de beleza de massa também cresceu e gerou US$ 7,0 bilhões, aumentando em 10% na comparação com o ano anterior. No Brasil, o mercado de massa registrou um crescimento de 15%, com US$ 63 milhões em vendas, no mesmo período. A Indústria de prestígio cresceu ainda mais, 24.2%, com US$ 140 milhões em vendas. No total, o mercado de beleza brasileiro faturou US$ 203 milhões no primeiro trimestre.
De acordo com a Circana, maquiagem foi a categoria de beleza que mais cresceu no primeiro trimestre de 2023 nos EUA, tanto no mercado de prestígio quanto no de massa. Os produtos para os lábios, no segmento de maquiagem de prestígio, são os que mais se destacaram no período analisado, com um aumento de 43%. A categoria de cuidados com a pele, também apresentou pontos positivos. As vendas de produtos para a pele facial, em lojas de massa, superaram o mercado de prestígio, com um aumento de 13% e 10%, respectivamente. Já no mercado de fragrâncias de prestígio, os kits para presente e os produtos em tamanho reduzido foram os destaques. As vendas de conjuntos de fragrâncias para presente cresceram 31%. Além disso, os tamanhos menores de fragrâncias de prestígio foram responsáveis por quase 40% das vendas unitárias no primeiro trimestre, um aumento de três pontos percentuais em relação ao ano passado. Resultado de consumidores que desejam levar suas fragrâncias com facilidade ou ter uma fragrância de luxo por um preço mais baixo.
No Brasil, assim como no mercado norte americano, maquiagem é o principal driver de crescimento da indústria de prestígio, aumentando suas vendas em 47%, quando comparado ao primeiro trimestre de 2022. Entre os produtos de maior evidência, assim como destacados pela Circana como tendências para 2023, estão batons, glosses, delineadores de lábios e blushes. No segmento de skincare, a companhia aponta um crescimento de 19%, impulsionado por marcas estreantes na categoria. Com a sinergia entre make e skin, algumas marcas típicas de maquiagem, lançaram suas linhas de skincare e foram as principais responsáveis pelo crescimento da categoria. Já o mercado de massa obteve crescimentos mais tímidos, se comparados com o de prestígio. A categoria de skincare foi a mais impactada, crescendo somente 6% nos valores em vendas em relação ao ano anterior e registrando uma queda de 7% no número de unidades vendidas, afetada principalmente pelo impacto na cadeia de produção e abastecimento de matérias primas. Maquiagem, por sua vez, segue com performances acima da média entre os produtos de massa, impulsionada principalmente pelo canal físico e marcas de influenciadoras digitais.
O levantamento da Circana aponta ainda que os produtos de cuidados com os cabelos tiveram o maior aumento de preço médio, ano a ano, entre todas as categorias de beleza de prestígio, nos EUA. O movimento foi impulsionado por um aumento nas vendas de produtos com preços acima de US$ 30. Além dos produtos com mais caros, os tratamentos direcionados estão aquecendo as vendas da categoria de cabelos de prestígio, incluindo protetores térmicos, produtos para afinamento dos cabelos e cuidados com o couro cabeludo. Já no Brasil, as marcas nacionais performaram acima da média da categoria. Porém, o mercado capilar como um todo, apesar de haver apresentado o menor aumento de preço entre os segmentos, retraiu 1.5% se comparado ao mesmo período do ano anterior.
Para Ana Seccato, diretora comercial da Circana no Brasil, os resultados do primeiro trimestre reforçam a resiliência e a importância do mercado de beleza. “Apesar do ritmo de crescimento menos acelerado em relação ao ano anterior, o segmento continua mostrando sua força, alinhado às tendências globais e performando acima da média de outros países”, afirma.
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Fonte: Circana
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