Você sabe onde um farmacêutico pode atuar? Conheça mais sobre a profissão

Conheça as possibilidades de atuação de um farmacêutico

Quando se fala na atuação de um farmacêutico, quem não conhece de perto a profissão imagina logo a figura do profissional que orienta os pacientes no uso correto de medicamentos dentro das drogarias e farmácias. A atuação de um farmacêutico, no entanto, vai muito além disso.

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), as especialidades farmacêuticas estão divididas em 10 linhas de atuação: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia.

Qualidade de vida

“Os farmacêuticos estão presentes em todo o ciclo da saúde, da prevenção das doenças até o fim do tratamento. São 138 áreas de atuação conforme o CFF. Todas com um único objetivo: a qualidade de vida, e o bem-estar da população”, explica a professora e coordenadora do curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, Arlândia Nobre.

Dispensação correta de medicamentos profissão farmacêutico

A professora destaca que além de atuar na dispensação de medicamentos em farmácias e drogarias, os farmacêuticos também podem trabalhar com:

  • manipulação de medicamentos.
  • rastreamento de doenças.
  • em laboratórios clínicos, realizando exames de análises clínicas e toxicológicas essenciais ao diagnóstico, entre outras atividades.

“Farmacêuticos estão na linha de frente das pesquisas das vacinas e também de outros medicamentos e produtos para o suporte no atendimento aos pacientes. Ele é o único que participa de todas as etapas da cadeia dos medicamentos”, exemplifica a coordenadora.

Graduação em farmácia

Na Universidade de Fortaleza, por exemplo, o curso de graduação em Farmácia forma profissionais preparados para atuar de forma ampla, ao que  mercado de trabalho exige.

Com duração de cinco anos, o curso desenvolve no aluno competências e habilidades para atuar na área do cuidado em saúde, tecnologia e inovação em saúde e gestão de serviços farmacêuticos, capaz, então, de integrar equipes multiprofissionais em todos os níveis de atenção à saúde individual e coletiva.

Com nota 5 no Exame Nacional de Estudantes (Enade), do Ministério da Educação (MEC), o curso de Farmácia da Unifor conta com mais de 35 laboratórios de última geração onde são desenvolvidas atividades práticas, de pesquisa e estágio curricular.

O corpo docente é 100% composto por mestres e doutores e parte do que o aluno aprende em sala de aula pode ser aplicado na Polifarma, empresa júnior formada exclusivamente por estudantes de Farmácia da Unifor.

Farmacêuticos têm papel fundamental na farmacovigilância e na segurança do paciente

Fonte: G1

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário