Quando se fala na atuação de um farmacêutico, quem não conhece de perto a profissão imagina logo a figura do profissional que orienta os pacientes no uso correto de medicamentos dentro das drogarias e farmácias. A atuação de um farmacêutico, no entanto, vai muito além disso.
De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), as especialidades farmacêuticas estão divididas em 10 linhas de atuação: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia.
Qualidade de vida
“Os farmacêuticos estão presentes em todo o ciclo da saúde, da prevenção das doenças até o fim do tratamento. São 138 áreas de atuação conforme o CFF. Todas com um único objetivo: a qualidade de vida, e o bem-estar da população”, explica a professora e coordenadora do curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, Arlândia Nobre.
Dispensação correta de medicamentos profissão farmacêutico
A professora destaca que além de atuar na dispensação de medicamentos em farmácias e drogarias, os farmacêuticos também podem trabalhar com:
- manipulação de medicamentos.
- rastreamento de doenças.
- em laboratórios clínicos, realizando exames de análises clínicas e toxicológicas essenciais ao diagnóstico, entre outras atividades.
“Farmacêuticos estão na linha de frente das pesquisas das vacinas e também de outros medicamentos e produtos para o suporte no atendimento aos pacientes. Ele é o único que participa de todas as etapas da cadeia dos medicamentos”, exemplifica a coordenadora.
Graduação em farmácia
Na Universidade de Fortaleza, por exemplo, o curso de graduação em Farmácia forma profissionais preparados para atuar de forma ampla, ao que mercado de trabalho exige.
Com duração de cinco anos, o curso desenvolve no aluno competências e habilidades para atuar na área do cuidado em saúde, tecnologia e inovação em saúde e gestão de serviços farmacêuticos, capaz, então, de integrar equipes multiprofissionais em todos os níveis de atenção à saúde individual e coletiva.
Com nota 5 no Exame Nacional de Estudantes (Enade), do Ministério da Educação (MEC), o curso de Farmácia da Unifor conta com mais de 35 laboratórios de última geração onde são desenvolvidas atividades práticas, de pesquisa e estágio curricular.
O corpo docente é 100% composto por mestres e doutores e parte do que o aluno aprende em sala de aula pode ser aplicado na Polifarma, empresa júnior formada exclusivamente por estudantes de Farmácia da Unifor.
Farmacêuticos têm papel fundamental na farmacovigilância e na segurança do paciente
Fonte: G1
Foto: Shutterstock