X Farmácia: startup traz novo modelo farmácia com entregas em até 30 minutos

A empresa traz uma jornada completa com e-commerce, loja física e app para consumidores e pacientes

A startup X Farmácia chega ao mercado com a proposta de ser uma opção de compra online simples, ágil e agradável, em que o cliente consegue encontrar os medicamentos e pode contar com um amplo portfólio de produtos de beleza, cuidados diários e alimentação.

Criada por Guilherme Schmidt, Guilherme Yoshita e Marlon Blumer, três experientes executivos na área de startups, os grandes diferenciais da empresa são o tempo de entrega e o frete grátis de seus produtos. A startup, que possui uma jornada completa com experiência de compra digital, conta com uma proposta ousada de entrega rápida e sem custo para o cliente. “Atualmente fazemos em média 5 mil entregas por mês, desse total, 80% é entregue em até 30 minutos com frete grátis”, informa Guilherme Schmidt, CEO da X-Farmácia.

Segundo Schmidt, a empresa também tem contrato com alguns hospitais para compra de medicamentos emergenciais. Além do consumidor final, a X Farmácia atende diversos hospitais, com a mesma agilidade de entrega.

A empresa possui um DNA digital, além de um time formado por farmacêuticos disponíveis para fazer o atendimento online aos clientes. O varejo farmacêutico movimenta cerca de R$ 184 bilhões por ano, segundo dados do IQVA, e o e-commerce deste setor ainda é pequeno, segundo Schmidt. “A X Farmácia nasceu após constatarmos que a introdução do e-commerce no varejo farmacêutico ainda é muito pequena, próxima a 5%, bastante diferente de outros mercados como alimentação e produtos duráveis. Fomos entender o porquê deste share e encontramos canais digitais não muito amigáveis, pois os prazos eram longos e com custo de entrega alto para receber em casa. Com isso, decidimos apostar no modelo de negócio que tem um potencial enorme de crescimento”, explica o CEO.

A startup cresceu, em média, 21% ao mês, nos últimos 12 meses. O objetivo, agora, é expandir a malha de entrega. “Hoje, nós entregamos em mais de 40 bairros da cidade de São Paulo, e em 60% deles, em até 30 minutos. Este ano planejamos aprimorar o modelo na região metropolitana de São Paulo e expandir o negócio para outras capitais e cidades do Brasil até 2024, além de aumentar as possibilidades de serviços e produtos de saúde na plataforma”, informa Guilherme.

Já como parte desse plano de expansão, a X Farmácia inaugurará em maio a megaloja de cerca de 300 m² na região da Vila Madalena, que além dos medicamentos e produtos, contará em breve com diversos serviços, como sala de vacinação e atendimento por telemedicina. A X Farmácia possui ainda duas lojas físicas localizadas na região da Bela Vista e em São Bernardo do Campo, que conseguem atender diversas localidades da capital e região do ABC. Essas unidades funcionam como centros de distribuição, além de possuírem atendimento presencial ao público. “Com a inauguração da megaloja, pretendemos atender todos os municípios da região metropolitana de São Paulo. E por termos uma malha própria de entregadores nossos custos são menores quando comparados a outros players.” finaliza o executivo.

Startup quer democratizar uso da inteligência artificial no canal farma

Fonte: X Farmácia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário