Diariamente, farmacêuticos e gestores de farmácias exercem uma série de atividades focadas em gestão, a fim de melhorar processos, motivar pessoas e otimizar resultados.
Por isso, selecionamos 3 ferramentas de gestão fundamentais para ajudar nessa rotina.
Assim, a pedido do Guia da Farmácia, a farmacêutica fundadora e diretora executiva da Germinar Consultoria, professora e consultora de varejo do Instituto de Desenvolvimento do Varejo Farmacêutico (IDVF), Carla Bovo, separou três soluções capazes de agilizar tarefas importantes do dia a dia desses profissionais.
Demonstração de Resultados (DRE) para gestão de farmácias
É fundamental que o gestor tenha a ciência concreta acerca do lucro ou do prejuízo da empresa. Afinal, só assim ele poderá agir a tempo de reverter os cenários negativos.
Esse é, justamente, um dos benefícios da Demonstração de Resultados (DRE).
Com a planilha DRE, o gestor da farmácia poderá registrar receitas, despesas, encargos sociais, entre outros, a fim de contabilizar os resultados do exercício e compará-los mês a mês.
Além disso, terá uma sólida base para realização desde o planejamento tributário da farmácia até o planejamento estratégico do negócio.
Portanto, trata-se de uma ferramenta detalhada, mas também intuitiva. Por isso, o gestor poderá contar com bons parâmetros no processo de tomada de decisões.
Procedimentos Operacionais Padrão (POP)
Para que um gestor de farmácia deve ter os Procedimentos operacionais Padrão bem alinhados?
Além de garantir um padrão para as atividades realizadas, os POPs são importantes para:
- evitar variáveis que podem prejudicar a qualidade final do serviço;
- trazer práticas de higiene e processos.
Assim, esta segunda ferramenta tem o intuito de ajudar o farmacêutico na prestação do serviço de Aferição de Temperatura Corporal.
Neste caso, o farmacêutico poderá acompanhar, passo a passo, os materiais necessários para esse serviço, a forma de calibrar os equipamentos, como utilizá-lo no paciente, entre outros processos.
Clima organizacional
Quando o clima organizacional da empresa é ruim, começam a aparecer diversos problemas:
- Colaboradores mal humorados e sem espírito de equipe;
- Líderes que não conseguem motivar e reconhecer o valor do time;
- Baixa produtividade;
- E demandas atrasadas.
Assim, pensando em resolver essas questões, foi criada a ferramenta de Clima Organizacional. Elaborada no formato de um questionário, a ser enviado aos funcionários, será possível analisar questões como política salarial, oportunidades de carreira, comunicação interna, entre outros itens.
A partir das respostas, a farmácia poderá elaborar ações pontuais para resolver questões que podem prejudicar os resultados da empresa.
Agora que você já sabe a importância de cada ferramenta e os benefícios que você terá ao utilizá-las na sua empresa, faça agora mesmo o download gratuito!
Utilize-as no seu dia a dia para facilitar a implantação de processos e ajudar na otimização dos seus resultados!
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock
5 fatores de sucesso para Gestão da Farmácia