5 dicas de como melhorar o atendimento em instituições de saúde

Uma jornada de trabalho sem falhas é fundamental para uma evolução constante

Oferecer um atendimento de excelência, com a criação e a visualização de uma Jornada Digital do Paciente, é algo que sempre faz uma instituição de saúde sair e manter-se à frente do mercado.

Não importa o segmento, um bom atendimento resulta em um bom retorno para o empreendimento.

Com isso, especialistas da Pixeon, healthtech com soluções de softwares para a área da saúde, elencaram 5 dicas para que você consiga melhorar este quesito em sua clínica, independentemente da especialidade.

“Temos que compreender que as ferramentas simplificam processos, otimizam resultados e resolvem gargalos. Essas ações precisam ser apoiadas, através de um sistema de gestão de ótima qualidade, sem espaço para erros, onde os dados possam ser extraídos, gerando indicadores de desempenho e medindo a evolução constante desses pontos, para que assim seja possível a concretização de uma jornada sem falhas, é fundamental a busca de uma evolução constante“, comenta o Diretor de Transformação Digital da Pixeon, André Gentil.

Confira as principais dicas 

1. Agilidade e autoatendimento

A agilidade e eficiência em informações precisas devem ser primordiais para um bom atendimento.

Certamente, além disso, o autoatendimento, com agendamento on-line, check-in na recepção e chatbot com inteligência artificial trazem mais conforto na jornada do paciente e mais praticidade para todos os funcionários da instituição.

2. Omnicanalidade

O paciente deve ter a possibilidade de escolher a forma que vai falar com a instituição, se é telefone, chat ou WhatsApp.

Dessa maneira, os canais de atendimento devem ser coesos, com linguagem e informações padronizadas.

Os horários dos canais devem, então, estar atualizados e descritos de maneira clara, indicando as alternativas possíveis.

Por exemplo: se o horário do call center se encerrou, o WhatsApp ainda pode estar disponível.

3. Facilidade na comunicação de imprevistos e atrasos

Uma jornada do paciente bem desenhada deve considerar que imprevistos podem acontecer.

Contudo, serviços como reagendamento e cancelamentos devem sempre ser facilitados.

Criar uma inteligência de antecipação na clínica pode ser um fator diferencial para otimizar a agenda, permitindo, então, uma comunicação mais transparente e agradando bastante a todos os pacientes.

4. Invista em Inteligência de Dados (Comece pela Redução de Papéis)

Responder sempre o mesmo questionário quando chegamos ao médico é cansativo, não é inteligente.

Portanto, investir em uma gestão de inteligência de dados com armazenamento regular de informações pode ser uma solução para agilizar etapas — certamente, tanto para a instituição quanto para o paciente.

5. Pontualidade

Seja pontual. O atraso dos compromissos pode, então, afetar a confiança do paciente na instituição de saúde. Ser pontual gera um ganho de eficiência em toda a cadeia de atendimento.

Porém, para ser pontual não é apenas uma questão de tempo de atendimento.

Contudo, é necessário toda a coordenação e inteligência de dados para saber o tempo médio de cada procedimento considerando, portanto, a experiência de um paciente.

Assim, um atendimento direcionado para um idoso será sempre mais longo do que um direcionado para uma pessoa jovem.

CVS Health vai colaborar com a Novo Nordisk para combater a obesidade 

Fonte: Pixeon

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário