56% dos consumidores querem ouvir as marcas muito antes do início da temporada de vendas de Natal

5,6% dos consumidores escolheram pelo menos uma opção de mensagens móveis como seu canal preferido para receber promoções

À medida que as festividades de fim de ano se aproximam, os varejistas estão se preparando para a maior temporada de compras. Mas com tantas marcas disputando a atenção dos consumidores, há uma grande questão na mente das empresas: como nossa marca pode se destacar da concorrência?

Para ajudar a responder a essa pergunta, a Sinch realizou uma pesquisa chamada “Sinch 2023 Global eMail Engagement”, perguntando para mais de 2 mil pessoas em todo o mundo sobre como gostariam receber comunicados das marcas nos últimos dois meses, que incluem a Black Friday e as festividades de Natal e Ano Novo.

Entre as principais descobertas, 35,5% dos consumidores disseram que querem ouvir sobre ofertas sazonais o mais rápido possível. Em relação aos canais pelos quais preferem receber a comunicação, 69,5% responderam que preferem por e-mail, seguidos por 22% pelas redes sociais e 19% por mensagens de texto.

“Aprendemos que os consumidores preferem comunicações otimizadas para dispositivos móveis e que o e-mail é claramente o favorito quando se trata de promoções de fim de ano, que eles podem acessar facilmente de seus dispositivos móveis”, explica Adriana Sanchez, Head de Vendas Latam da Sinch.

Além disso, a pesquisa da Sinch indica que 35,6% dos consumidores selecionaram pelo menos uma opção de mensagens móveis como seu canal preferido para receber promoções.

Conclusão: as pessoas esperam ouvir sobre sua marca

“Apesar do maior volume de mensagens durante os períodos de pico de compras, nossa pesquisa global descobriu que as pessoas realmente querem ouvir sobre as marcas”, acrescenta a executiva.

Aqui estão alguns insights sobre dados que podem ajudar os varejistas a capturar a atenção de seus consumidores neste fim de ano.

  • As pessoas querem ouvir você desde o início
  • Timing é tudo quando se trata de promoções de fim de ano.

“De fato, 56,7% das pessoas querem saber sobre sua marca bem antes da temporada, 35,5% dizem que querem receber essas comunicações o mais rápido possível e 21,2% dizem que querem saber sobre uma marca pelo menos um mês antes, então a melhor recomendação seria enviar o quanto antes alguma comunicação divulgando vendas especiais, descontos ou promoções que estão por vir“, comenta Adriana.

Como marca, abraçar esse desejo de engajamento precoce pode ser uma estratégia vencedora, garantindo que o nome da empresa esteja no radar de seus assinantes quando o grande dia chegar. Esse desejo de ouvir as marcas desde o início também oferece uma oportunidade de construir uma estratégia omnichannel consistente e oportuna, que aproveite os pontos fortes de todos os canais, de SMS a aplicativos de mensagens de mídia social, notificações no aplicativo ou e-mail.

Mensagens móveis transacionais são muito importantes

Os números não mentem: mais de 80% dos consumidores disseram que as mensagens transacionais são importantes durante a temporada de compras de fim de ano, indicando que os clientes apreciam a visibilidade das confirmações de pedidos, atualizações de entrega e muito mais. Mensagens transacionais são mensagens automatizadas que são enviadas aos clientes em conexão com uma transação específica.

A pesquisa da Sinch mostra que 44,9% das pessoas que disseram querer receber mensagens transacionais de marcas, querem recebê-las por meio de um ou mais canais de mensagens móveis. E para pessoas com menos de 30 anos, esse número sobe para 59,1%.

Adriana finaliza: “Na hora de atingir o seu público, é fundamental conhecer as preferências dele. Como parte de nossa próxima pesquisa de consumo, perguntamos às pessoas que tipo de promoções elas querem obter das marcas. Das pessoas que querem receber mensagens promocionais via SMS, 48% querem um desconto único ou regular, e 12,8% querem atualizações de produtos ou novidades.

“Várias marcas inovadoras já estão experimentando o RCS para campanhas de marketing de fim de ano e vendo resultados inéditos: pense em aumentos de 99% nas taxas de conversão ou aumentos de 100% na taxa de cliques em comparação com campanhas em outros canais.

“Se você realmente quiser aproveitar o poder das mensagens móveis neste fim de ano e entrar na onda da inovação, ferramentas como RCS ou outros canais de mensagens podem realmente diferenciar sua marca com experiências de cliente envolventes e hiperpersonalizadas.”

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Fonte: Sinch

Foto: Shutterstock

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