72% dos consumidores aumentaram o uso de ferramentas de fidelização

Um estudo realizado pela SBVC mostrou que os efeitos do coronavírus impulsionaram, em todo o setor varejista, o uso de ferramentas de fidelização

De acordo com o estudo “Alavancas Promocionais – na visão das empresas e dos consumidores”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), a adoção de ferramentas de fidelização  foi acelerada pela pandemia: 72% dos consumidores afirmam ter aumentado o uso desse tipo de artifício em suas compras on-line e lojas físicas.

O estudo mostra, ainda, que ferramentas de alavancas de fidelização e promocionais, que proporcionam fidelização do consumidor, vêm apresentando, desse modo, uma grande expansão, um movimento que foi impulsionado no pós-Covid-19.

O estudo foi realizado em parceria com a Toluna, fornecedora líder de insights do consumidor sob demanda, e fez, portanto, uma radiografia das principais alavancas promocionais que são utilizadas por consumidores e empresas do setor, mostrando que ganharam espaço na fidelização desses consumidores.

Segundo a pesquisa, as principais iniciativas promocionais utilizadas pelo consumidor são Descontos/Promoções (63%), Programa de Pontos – Acúmulo (52%) e Cashback (48%).

Por outro lado, as empresas varejistas ainda precisam lidar com esses efeitos do coronavírus.

Porque a pandemia alterou o perfil desse consumidor, apenas 17% oferecem Programa de Pontos – Acúmulo, e nenhuma empresa (0%) oferece Cashback. Para Descontos/ Promoções as empresas são dominantes, 94% delas oferecem.

Ferramentas para clientes fiéis

Para as lojas físicas, 71% das empresas afirmam crescimento de sua base de consumidores fiéis em mais de 5% com Programas de Pontos da loja. Equiparados a loja online, Frete Grátis ganhou, assim, 43% de sua base de consumidores fiéis em mais de 5%.

O estudo mostra que a ferramenta Cashback (21%) em compras online é a mais utilizada pelos consumidores, e somente 7% das empresas oferecem esse tipo de serviço. Uma boa oportunidade para empresas do setor captarem novos clientes e fidelizá-los.

O estudo ainda verificou que 80% dos consumidores concordam com a afirmação:

“As ferramentas citadas fazem com que eu compre novamente com essa loja/marca”; ou seja, a compra recorrente com a loja/marca é maior quando há o uso de iniciativas promocionais.

E, portanto, 75% concordam com a afirmação: “A combinação de mais ferramentas resultaria no aumento de minhas compras online”.

O estudo ouviu os mais importantes segmentos do varejo nacional. Entre eles: Eletromóveis, Materiais de construção, Supermercados, Drogarias e Perfumarias, Foodservice, Lojas de departamento e Moda e Calçados.

E também outros segmentos em uma amostra composta, na maioria, por grandes varejistas, com faturamento acima de R$ 1 bilhão anual.

Também foram entrevistados 1018 consumidores em todo o País, dos quais 90% compram online e, portanto, 10% realizaram suas primeiras compras durante o período de isolamento social. 

Programas de pontos e cashback são oportunidades para o varejo 

Fonte: SBVC

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário