72% dos consumidores aumentaram o uso de ferramentas de fidelização

Um estudo realizado pela SBVC mostrou que os efeitos do coronavírus impulsionaram, em todo o setor varejista, o uso de ferramentas de fidelização

De acordo com o estudo “Alavancas Promocionais – na visão das empresas e dos consumidores”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), a adoção de ferramentas de fidelização  foi acelerada pela pandemia: 72% dos consumidores afirmam ter aumentado o uso desse tipo de artifício em suas compras on-line e lojas físicas.

O estudo mostra, ainda, que ferramentas de alavancas de fidelização e promocionais, que proporcionam fidelização do consumidor, vêm apresentando, desse modo, uma grande expansão, um movimento que foi impulsionado no pós-Covid-19.

O estudo foi realizado em parceria com a Toluna, fornecedora líder de insights do consumidor sob demanda, e fez, portanto, uma radiografia das principais alavancas promocionais que são utilizadas por consumidores e empresas do setor, mostrando que ganharam espaço na fidelização desses consumidores.

Segundo a pesquisa, as principais iniciativas promocionais utilizadas pelo consumidor são Descontos/Promoções (63%), Programa de Pontos – Acúmulo (52%) e Cashback (48%).

Por outro lado, as empresas varejistas ainda precisam lidar com esses efeitos do coronavírus.

Porque a pandemia alterou o perfil desse consumidor, apenas 17% oferecem Programa de Pontos – Acúmulo, e nenhuma empresa (0%) oferece Cashback. Para Descontos/ Promoções as empresas são dominantes, 94% delas oferecem.

Ferramentas para clientes fiéis

Para as lojas físicas, 71% das empresas afirmam crescimento de sua base de consumidores fiéis em mais de 5% com Programas de Pontos da loja. Equiparados a loja online, Frete Grátis ganhou, assim, 43% de sua base de consumidores fiéis em mais de 5%.

O estudo mostra que a ferramenta Cashback (21%) em compras online é a mais utilizada pelos consumidores, e somente 7% das empresas oferecem esse tipo de serviço. Uma boa oportunidade para empresas do setor captarem novos clientes e fidelizá-los.

O estudo ainda verificou que 80% dos consumidores concordam com a afirmação:

“As ferramentas citadas fazem com que eu compre novamente com essa loja/marca”; ou seja, a compra recorrente com a loja/marca é maior quando há o uso de iniciativas promocionais.

E, portanto, 75% concordam com a afirmação: “A combinação de mais ferramentas resultaria no aumento de minhas compras online”.

O estudo ouviu os mais importantes segmentos do varejo nacional. Entre eles: Eletromóveis, Materiais de construção, Supermercados, Drogarias e Perfumarias, Foodservice, Lojas de departamento e Moda e Calçados.

E também outros segmentos em uma amostra composta, na maioria, por grandes varejistas, com faturamento acima de R$ 1 bilhão anual.

Também foram entrevistados 1018 consumidores em todo o País, dos quais 90% compram online e, portanto, 10% realizaram suas primeiras compras durante o período de isolamento social. 

Programas de pontos e cashback são oportunidades para o varejo 

Fonte: SBVC

Foto: Shutterstock

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