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9 atitudes essenciais aos profissionais de trade marketing

Aliar a humanização e a tecnologia, ter cuidados com a execução de projetos e capacitar os colaboradores são algumas delas

Durante um workshop realizado em março último, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a sócia-fundadora da Mind Shopper, Alessandra Lima, explorou o tema: “Tendências Mundiais em Trade Marketing com Aplicabilidade no Brasil” para profissionais e interessados na área.

A ideia do evento foi o de trazer reflexões sobre temas recorrentes no trade marketing, importantes para indústria e varejo que, hoje, precisam se reinventar a cada minuto. E isso seja por conta da concorrência, ou de crises, como a pandemia pelo Covid-19, que tem feito empresários e profissionais de todo o mundo repensarem seus negócios.

Entre os principais insights, a especialista da Mind Shopper destacou 9 atitudes essenciais aos profissionais que atuam na área de Trade Marketing:

1. Alie a humanização e a tecnologia

Apesar de o mundo estar cada vez mais conectado e tecnológico, não se pode perder de vista a humanização. Ademais, o poder da empatia é fundamental para os negócios.

2. Capacite os colaboradores

Ainda quando se fala em tecnologia, de nada adianta deter a melhor solução se a equipe não está apta a dominá-la por completo. Tecnologias sozinhas não fazem nada.

3. Dissemine conhecimento

Antigamente, os grandes líderes guardavam a informação só para eles. Hoje, a informação está disponível e acessível para quem quiser fazer uso dela.

4. Seja inovador

Esse conceito pode envolver duas vertentes. O primeiro deles é inovar de fato, criando uma solução/produto completamente inédito. O outro é inovar apenas no sentido de fazer melhor aquilo que já existe. E os dois conceitos são válidos.

5. Tenha cuidado com a execução

Por vezes, a ideia inovadora do empreendedor pode ser ótima, mas a execução, nem tanto, o que compromete todo o projeto.

Não adianta, por exemplo, abraçar o conceito do omnichannel e oferecer ao consumidor que ele retire seus produtos em lockers, e não ter equipamentos o suficiente para atender toda a demanda.

6. Promova boas experiências

trade marketing profissionais experiencia de compras 1

A tão falada experiência de compras nem sempre é um show pirotécnico. Na grande maioria das vezes, ela se resume ao básico benfeito.

No canal farma, por exemplo, ao organizar todos os produtos da categoria baby num único local, pensando em alimentação, troca de fraldas, banho…facilita-se o dia a dia da mãe. Além disso, crescem as chances de se aumentar o tíquete médio.

7. Pense além das vendas

Claro que vender é o grande objetivo dos empreendedores. Mas, para ter sucesso como marca, hoje, é preciso ir além desse limite.

Assim, é preciso ter um propósito e pensar em qual legado você está deixando para o mundo.

8. Foque no problema

O aplicativo Waze, por exemplo, nasceu da dor de pessoas que precisam driblar o trânsito e ter estimativas de horários de chegada ao destino.

9. Permita-se errar

No processo de inovação, errar é permitido e, às vezes, essencial para se chegar à melhor solução. O ‘pulo do gato’ está em corrigir a rota o mais rápido possível.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

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