A Abbott Laboratories anunciou que a empresa de dispositivos médicos firmou um acordo definitivo para adquirir a Cardiovascular Systems, Inc.. Sob os termos do acordo, os acionistas da CSI receberão US$ 20 por ação ordinária em um valor patrimonial total esperado de aproximadamente US$ 890 milhões. A Abbott Laboratories também é negociada na B3 através da DRN.
“A aquisição da CSI adicionará tecnologias novas e complementares às principais ofertas de dispositivos vasculares da Abbott”, disse Lisa Earnhardt, vice-presidente executiva de dispositivos médicos da Abbott. “A CSI tem uma equipe talentosa e experiente e um sistema de aterectomia líder que permitirá à Abbott fornecer aos médicos mais ferramentas para ajudar os pacientes a viverem vidas mais plenas”.
“Estamos satisfeitos por ter chegado a um acordo com uma empresa global líder que compartilha nossa paixão pelo desenvolvimento e comercialização de soluções inovadoras para o tratamento de doenças vasculares periféricas complexas e doenças das artérias coronárias”, disse Scott Ward, presidente, presidente e diretor executivo da CSI . “Acreditamos que a união com a Abbott agrega valor aos nossos pacientes, clientes médicos, funcionários e acionistas, enquanto continuamos nosso trabalho para salvar vidas todos os dias”.
O analista da Oppenheimer, Suraj Kalia, chamou o anúncio de “uma jogada de xadrez brilhante”. Dizendo que a aquisição pela Abbott é “uma aula magistral em tempo e visão”. Ela observou que não apenas o ativo de aterectomia da CSI está sendo adquirido por um preço baixo, mas este negócio é essencialmente um produto Compre um; tire três.
Após o fechamento, espera-se que a transação seja neutra em relação à perspectiva de lucro por ação em curso de 2023 recentemente emitida pela Abbott.
A JP Morgan Securities LLC está atuando como consultora financeira da CSII.
As ações da CSII subiram 48,4% às 16h50 (horário de Brasília) na quinta-feira, enquanto as negociações da ABT caíram 1,16%. Na B3, as ações ABTT34 estão em queda de -0,5% no momento da publicação.
Abbott planeja melhorar a vida de 3 bilhões de pessoas todos os anos até 2030
Foto: Shutterstock