Abbott anuncia chegada do primeiro teste de sangue para concussões do Brasil

O teste avalia lesão cerebral traumática leve (mTBI), também conhecida como concussão

A Abbott, empresa global de cuidados para saúde, anuncia a recente aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) do primeiro teste de sangue para concussões do país, que auxiliará médicos e profissionais de saúde na avaliação de pacientes com suspeita de lesão traumática cerebral leve (mTBI). O exame, realizado no instrumento de laboratório Alinity™ i da Abbott e disponibiliza o resultado dentro de 18 minutos.

Lesões traumáticas leves (mTBI), incluindo concussões, são alterações na função cerebral causadas por uma força externa, e este exame mede proteínas específicas do cérebro, que são liberadas no sangue após uma pancada ou queda. Um resultado negativo do exame pode ser utilizado para descartar a necessidade de uma Tomografia Computadorizada (TC) craniana, um exame comum utilizado para diagnosticar a concussão. Para aqueles com resultado positivo, este teste complementa as TCs para auxiliar os profissionais de saúde a avaliar se a pessoa apresenta uma lesão traumática cerebral leve.

“Todos conhecemos biomarcadores como pulso, pressão arterial e colesterol. Descobertas mais recentes de biomarcadores – proteínas encontradas no sangue que podem indicar coisas como danos ao coração ou ao cérebro – são precisas e específicas”, afirma Júlio Aderne, Gerente Geral da Divisão de Diagnóstico Laboratorial da Abbott no Brasil. “Os profissionais de saúde aguardavam por um exame de sangue para o cérebro como este que estamos lançando no Brasil. A partir de agora estes profissionais contarão com uma informação valiosa para um melhor diagnóstico, tomada de decisão e como resultado, o melhor tratamento possível”.

O exame consiste na coleta de uma pequena amostra de sangue venoso no braço. Uma centrífuga faz a extração do plasma ou soro e a amostra é inserida no sistema Alinity™ i, que faz a análise das proteínas e libera o resultado.

A importância de um diagnóstico preciso para uma lesão traumática cerebral (TBI)

Todos os anos, cerca de 69 milhões de pessoas no mundo são acometidas com uma TBI2, e a lesão mais comum em pacientes avaliados no pronto-socorro são as quedas3. A ocorrência de uma lesão cerebral traumática pode causar comprometimento na memória, no movimento e no sistema sensorial, como problemas de visão e audição. Os efeitos da TBI podem durar poucos dias ou serem permanentes, e pessoas que sofrem uma lesão cerebral traumática estão mais propensas a sofrerem outra – assim como quem torce o tornozelo ou rompe um ligamento está mais suscetível a ter futuras lesões nessas áreas que estão mais sensíveis.

Estes efeitos podem piorar com o diagnóstico incorreto ou ausência de diagnóstico. O teste de sangue da Abbott fornecerá aos profissionais de saúde uma ferramenta objetiva para avaliar pessoas com suspeita de uma lesão cerebral traumática leve.

Abbott adquire Cardiovascular Systems

Fonte e Foto: Abbott

Deixe um comentário