Abrafarma Future Trends 2023 discute as tendências globais do varejo farmacêutico

O mercado global de farmácias movimenta US$1,2 trilhões por ano, e o mercado global de cuidados com a saúde movimenta US$9 trilhões, representando 11% do PIB mundial

Refil móvel, dispensação de medicamentos em loja e dispensação central, são as três tendências tecnológicas que o líder sênior e estrategista de inovação em experiência do cliente na Wd Health + Wellness, Dan Stanek, aposta para os próximos anos do varejo farmacêutico global. “Espera-se que o mercado global de farmácias digitais cresça consideravelmente até 2030, passando de US$59,93 bilhões em 2021 para US$256 milhões em 2030”, conta o especialista, destacando que as oportunidades com alta probabilidade de crescimento de demanda se encontram no envelhecimento da população e nas condições crônicas.

Segundo ele, o farmacêutico ganhará um papel cada vez mais acentuado como no auxílio a saúde do paciente. “A empesa de consultoria Forrester prevê que clínicas de saúde de varejo dobrarão sua participação em cuidados primários em 2023 e o futuro da farmácia vai muito além do frasco. A farmácia é um ecossistema com amplos serviços, guiado por tecnologia, altamente focado no consumidor, gerando verdadeiros atores de cuidado com a saúde”, destaca Stanek.

Atualmente, o mercado global de farmácias movimenta US$1,2 trilhões por ano, e o mercado global de cuidados com a saúde movimenta US$9 trilhões, representando 11% do PIB mundial. No Brasil, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), é responsável por dispensar quase 50% dos medicamentos consumidos no País e 54% dos não medicamentos, representando ao todo, mais de R$86 bilhões em vendas.

“A questão é como podemos utilizar melhor os recursos que já estão disponíveis, incoporando no sistema e melhorando a vida das pessoas. A nova norma aprovada em primeirro de agosto pela Anvisa é algo disruptivo. Isso vai ampliar o mecado e dar para as pessoas uma dimensão de cuidado, que é algo que ainda nao temos no Brasil. Eu posso, por exemplo, oferecer cinco testes na farmácica para uma pessoa que nunca fez exames e o desfecho pode ser completamente diferente”, explica o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barrreto.

Outro destaque do segundo dia da 10ª edição do Abrafarma Future Trends, foi o stand da Coca-Cola FEMSA, que para os próximos 3 anos, espera que os negócios com o varejo farmacêutico cresçam cerca de 40%.

Com o tempo, o mix de produtos demandado nesses estabelecimentos mudou. “Se antes água era a estrela do checkout, hoje o consumo do shopper está bem diferente. A busca por produtos funcionais (de maior valor agregado), snacks e doces cresceu vertiginosamente, o que traz para o ponto de venda uma oportunidade de aumentar seu tíquete médio. Outro dado que traduz a diversificação de padrões de consumo nesses pontos de venda é a comercialização de energéticos, que, desde 2018 dobrou a participação no mix, ultrapassando até mesmo as vendas de água.”, explica o gerente nacional de canais emergentes da Coca-Cola FEMSA Brasil, Glauber Marinho.

Abrafarma Future Trends 2023 começa com mais de 4.600 participantes

Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Abrafarma / Guto Marcondes

 

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