Araujo lança atendimento via WhatsApp e prevê R$ 1 milhão em vendas mensais

Em parceria com Take Blip, lançamento conta com catálogo de mais de 10 mil produtos e entrega de pedidos em até 90 minutos

A Drogaria Araujo, maior rede de drogarias de  Minas Gerais, se uniu com a empresa de tecnologia Take Blip e é a primeira empresa do segmento a ter presença no WhatsApp de forma oficial,  reforçando seu perfil inovador e pioneiro.

A novidade, que foi desenvolvida em apenas dois meses, foi possível após resolução que autoriza que farmácias e drogarias usem a API do WhatsApp no Brasil, da qual Take Blip, empresa líder em soluções inteligentes de comunicação, relacionamento e vendas entre marcas e consumidores em aplicativos conversacionais, como o WhatsApp e Instagram, é provedora oficial.

A solução permite navegação pelo catálogo para a escolha de produtos, com o pagamento sendo realizado ainda fora do aplicativo e os pedidos efetuados serão entregues em apenas 90 minutos após a confirmação da compra.

“Fomos os primeiros a adotar o modelo de drugstore, o serviço de drive-trhu e a oferecer plantão 24 horas na cidade. Agora, estamos inovando mais uma vez com as vendas por whatsapp, certos de que a digitalização no atendimento é um importante passo para alcançarmos o nosso objetivo, de manter o crescimento sustentável tendo como base a inovação e o pioneirismo, características que tornaram a marca uma referência no mercado” destaca André Giffoni, Diretor de Estratégia Digital e Cliente. A expectativa da Araujo é de que, com o novo canal, as vendas ultrapassem a marca de R$1 milhão por mês durante o primeiro ano.

Vendas via WhatsApp da Araujo ainda não prevê medicamentos

A rede, que é referência no Brasil quando o assunto é inovação no setor farmacêutico, já possui uma assistente virtual, a Jô, lançada em 2018, que ajuda os clientes na tomada de decisão do que comprar. Com um catálogo de produtos que conta com mais de 10 mil itens, a primeira fase do lançamento do chatbot da Drogaria Araújo não disponibilizará a venda de remédios, que ainda não são autorizados para este formato no segmento.

“Com a liberação pela Meta do uso do WhatsApp Business API para drogarias e farmácias, com restrição apenas da comercialização de medicamentos, esse segmento dá origem a uma nova etapa. As oportunidades são extremamente relevantes pois, grande parte das empresas deste segmento tem seu faturamento com itens de conveniência, suplementos, cuidados pessoais, perfumaria, dentre outros produtos permitidos para venda, superiores ao faturamento gerado por medicamentos”, afirma Luiz Marcelo, Diretor de Retail, CPG e Services em Take Blip.

Para o executivo, o mundo empresarial está cada vez mais atento ao enorme impacto do mercado conversacional e as empresas de diversos segmentos já se atentaram para a importância de saírem na frente com um atendimento, vendas e engajamento que vai muito além do omnichannel. “O A.I. First é uma tendência que atingirá todas as companhias, das bigtechs até os comércios de bairro. As pessoas estão presentes diariamente no WhatsApp e querem ter seus locais de compra favoritos na palma da sua mão, prezando pela praticidade e bom atendimento”, pontua o Diretor.

Pagamento via WhatsApp

O pagamento de compras direto no aplicativo WhatsApp Business ainda não é possível, mas a expectativa é que essa funcionalidade seja lançada em breve. Hoje, após a escolha do produto, forma de recebimento e preenchimento dos dados pessoais, o cliente recebe o link de pagamento. “Ao clicar no link, o browser do celular do usuário abre com os campos do cartão de crédito a serem preenchidos. Com a confirmação do pedido, o cliente deve realizar a ação de retornar ao WhatsApp. Dentro de alguns minutos, é enviado o status de pagamento, por meio de uma notificação ativa”, explica Luiz Marcelo.

“É possível realizar diversos outros serviços de forma automatizada com o uso do WhatsApp Business API, como: status de entrega de pedidos, atendimento ao cliente, agendamentos, pesquisas de satisfação, etc. Em síntese, fazer um bom uso do WhatsApp Business API neste segmento, garante uma excelente experiência ao cliente e aumentos significativos das oportunidades de geração de novas receitas, como já comprovado em diversos outros setores”, finaliza Luiz Marcelo.

Para mandar uma mensagem para a Araujo basta clicar no link https://wa.link/t1wcsn ou salvar o contato +55 31 3270-5000 no celular.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

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1 comentário

  1. Boa tarde.
    Mais uma vez venho deixar meu comentário sobre o péssimo atendimento dos quase nenhum caixa da loja da Rua do Ouro. Hoje mais uma vez tive este aborrecimento e ainda ouvi da atendente que disse: tem três farmácias aqui perto. Isto não é postura de funcionário. Já enviei vários e mails sobre o assunto e nunca nem obtive resposta.

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