HPC

Balanço do setor de cosméticos demonstra crescimento em 2022

Segmento de cosméticos deve se manter em crescimento anual até 2030

O setor brasileiro de cosméticos começou o ano de 2023 com o pé direito. Os negócios devem dar continuidade a uma trajetória de crescimento registrada no ano passado.

Desde o aumento em relação ao consumo e à intenção de compras, passando por sucesso internacional com exportações e aberturas de novos estabelecimentos, os números são positivos.

O mercado de cosméticos do país inclui produtos para cabelo, maquiagem, fragrâncias, perfumes, cuidados com a pele, produtos de higiene e cosméticos orais. 

Conforme pesquisas da NielsenlQ/Ebit realizadas no primeiro semestre de 2022, o mercado de cosméticos no Brasil contou com crescimento de 24% em relação a 2021.

Com isso, portanto, passou a ocupar o segundo lugar em termos de aumento na intenção de compras de produtos do setor de beleza e autocuidado.

Esse segmento da economia brasileira passava por uma expansão antes da pandemia, sofreu com o lockdown, mas retomou o crescimento.

Em 2019, por exemplo, estudos da Euromonitor International mostravam um forte avanço do setor, que já alcançava um volume de R$ 45 bilhões em negócios no Brasil.

A cifra levou o país a ocupar a quarta colocação no ranking de nações que mais consomem esse tipo de produto, ficando atrás somente dos EUA, China e Japão.

Como um dos líderes em número de lançamentos no setor, a estimativa é que o país continue ocupando as primeiras posições do ranking nos próximos anos.

Até 2030, a expectativa é de uma taxa anual de crescimento de até 4,76%, de acordo com as previsões da Goldstein Research em artigo publicado na Revista H&C — Household & Cosméticos. 

Exportações

Em 2022, a indústria brasileira de higiene e beleza registrou um crescimento de 14% em exportações quando comparada ao ano anterior.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), os embarques para fora do país alcançaram US$ 445,3 milhões entre janeiro e julho.

O Índice Omie de Desempenho Econômico das Pequenas e Médias Empresas (IODE-PMEs) indicou um resultado positivo na movimentação financeira real das PMEs ao longo da Black Friday de 2022.

Itens de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal ficaram em quarto lugar na lista dos segmentos que obtiveram melhor desempenho.

No acumulado de novembro até a data exata do evento (dia 25 do mesmo mês), o crescimento das vendas do comércio varejista foi de 7% em comparação ao mês anterior. A partir da análise, então, foram verificadas as movimentações financeiras de 65 segmentos do varejo.

Para o cálculo, considerou-se a média diária do acumulado do mês até a data da Black Friday — período com maior concentração de vendas referentes à época promocional.

De acordo como IODE-PMEs, os segmentos que tiveram melhor desempenho em novembro (quando comparado a outubro) foram brinquedos e artigos recreativos (+81,9%), artigos médicos e ortopédicos (+40,3%), tapeçaria, cortinas e persianas (+34%), comércios de calçados (+20%) e cosméticos, perfumaria e higiene pessoal (+9,4%).

Em comparação a novembro de 2021, as PMEs do varejo registraram um avanço de 4% em termos de movimentação financeira média por dia em 2022. Com isso, o IODE-PMEs atesta o benefício sazonal do período promocional e demonstra que os efeitos da data em relação ao varejo foram maiores do que os verificados em 2021.

Fonte: Experta Mídia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário