fbpx

Brasil e México lideram mercado farmacêutico latino-americano

Dados do Close-Up indicam que países representam 70% do setor na região

O evento Outlook Close-Up Digital, que aconteceu neste mês de outubro, via conferência on-line, fez uma completa análise do cenário do mercado farmacêutico do Brasil e América Latina.

Segundo dados da consultoria, as vendas do mercado farmacêutico  total dentro da América Latina (prescrição farmácia + hospitalar) cresceram 4,9% em unidades e 6,1% em volume (US$) no acumulado de 08/20, gerando US$ 44,7 bilhões.

“A América Latina representa, hoje, cerca de 3% do mercado global de medicamentos. É um mercado que cresce o dobro do mercado global, que aumenta em torno de 3%”, afirmou o Latam Vice-President & Board Member na Close-Up International, Paulo Paiva, frisando que a América Latina é a maior oportunidade de crescimento na indústria farmacêutica no mundo.

Brasil e México na liderança do mercado farmacêutico na AL

No encontro, Paiva apontou que o Brasil e México representam 70% do total do mercado latino-americano, com o País representando 48,7% desta fatia e crescendo 12,4% ao ano; e o México representando 21,2% e alta de 2,4%.

Na sequência, entre os mais representativos nesta fatia, aparecem Argentina, com 9,9% do mercado; Colômbia (5,4%), Peru (4,9%) e Equador (4,6%).

Quando considera-se a origem do capital do setor na América Latina (mercado de varejo), conclui-se que 46% vem da própria região; 25%, da Europa; 16%, dos Estados Unidos; 4%, da Ásia; e 9%, não classificada.

“Analisando o mercado de prescrição e varejo, não somos mais um mercado onde as multinacionais estão dominando”, destaca Paiva.

Além disso, as empresas de capital latino-americano crescem 14,5% em valor, seguidas pelas asiáticas (17,2%); europeias (10%); e norte-americanas (5,1%).

“Ou seja: grande parte do capital investido de desenvolvimento de negócio e em mercado de primary care na são empresas locais ou de presença latino-americana”, concluiu o especialista do Close-Up durante o evento.

Fonte e foto: Guia da Farmácia

Sanofi Corp figura como maior corporação farmacêutica da América Latina

Deixe um comentário