Destaques & lançamentos

CFF celebra 5 de agosto: o Dia Nacional da Vigilância Sanitária

O Conselho também comemora 5 anos da rádio News Farma, o Dia da Farmácia e da Saúde

O dia 5 de agosto é um dia especial para a saúde, pois é comemorado o Dia Nacional da Saúde, o Dia da Farmácia, e o Dia Nacional da Vigilância Sanitária.

A farmácia foi definida pela Lei 13.021, como unidade de prestação de serviços destinada à assistência farmacêutica e à saúde e na orientação sanitária individual e coletiva.

Já a vigilância sanitária que controla esses e outros estabelecimentos no país também é celebrada na mesma data.

“Nós profissionais farmacêuticos, possuímos uma formação acadêmica que nos habilita a trabalhar em diversas áreas. Nas equipes de vigilância sanitária, nós podemos atuar tanto na inspeção de produtos, como por exemplo, na fiscalização junto às farmácias, drogarias, indústria farmacêutica, transportadoras e distribuidoras de medicamentos, farmácias hospitalares, nos serviços de saúde e nos serviços de interesse da saúde, dentre outras áreas”, explica a conselheira federal de Farmácia por Santa Catarina, Dra. Hortência Tierling, em entrevista ao podcast News Farma, do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

O farmacêutico, Dr. Gustavo Mendes, que foi gerente-geral de produtos biológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por 19 anos, agora assume cargo no Instituto Internacional de Vacinas, organização sem fins lucrativos criada por iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil pode se beneficiar dessa colaboração.

“É uma instituição que busca desenvolver vacinas para doenças que são consideradas negligenciadas basicamente nos países pobres. E isso pode ser muito útil para o Brasil porque muitas dessas doenças também assolam o país, como por exemplo a Zika, Chikungunya, e a dengue. Nesse caso, então, não há um investimento das grandes indústrias no desenvolvimento de alternativas para essas vacinas. A minha perspectiva é colaborar compartilhando as necessidades que tenho como brasileiro nesse campo”, afirma em entrevista ao podcast News Farma.

On-line

Nesta data também é comemorado os 5 anos da rádio on-line do CFF que leva notícias do setor para todo o Brasil.

Foram 2.500 conteúdos em áudio, e 1.000 matérias distribuídas para mais de 3.000 emissoras AM e FM. “A rádio vem diversificando e ampliando o alcance desse canal de comunicação. É um projeto de grande importância pois é o meio de comunicação mais democrático que existe que vai levar informação sobre os conselhos aos lugares mais longínquos que existe”, parabeniza, então, o presidente do CFF, Dr. Walter Jorge João.

Podcast News Farma

O podcast News Farma, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), tem episódios toda semana com o resumo das principais informações de interesse da categoria farmacêutica.

O podcast está disponível nos principais serviços de streamings: Spotify / Deezer / Apple Podcasts / Google / Podcasts / Pocket Casts / Anchor.

Fonte: CFF

Foto: Tio Hugo/CFMV

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário