CFF lança guia multiprofissional de educação em saúde na pediatria

Publicação faz parte das ações educativas do Programa Educação em Saúde na Pediatria (Cacilda, saúde e cia)

Os medicamentos ocupam uma posição de destaque em relação às intoxicações em crianças, por isso as famílias devem atentar para o seu acondicionamento correto para evitar o uso voluntário ou intencional. Pensando nisso, o Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos do Conselho Federal de Farmácia (Cebrim/CFF) produziu o Guia Multiprofissional de Educação em Saúde na Pediatria. A publicação faz parte das ações educativas do Programa Educação em Saúde na Pediatria (Cacilda, saúde e cia).

A farmacêutica autora e coordenadora do programa, Dra. Carolina Maria Xaubet Olivera, espera que o guia possa proporcionar informação, segurança e inspiração aos profissionais que atuam em educação em saúde com o público infantil.

“A nossa ideia com essa publicação é estimular nas crianças a compreensão dos conceitos relacionados à promoção da saúde e à prevenção de doenças, como também para que se tornem multiplicadores de informação e transformar de forma positiva a realidade da saúde delas, de suas famílias e da comunidade”.

Os temas abordados no Guia foram: princípios de saúde, incluindo nutrição; imunização, guarda responsável dos animais de estimação, saúde bucal, cuidados com os medicamentos, uso seguro de medicamentos, adesão ao tratamento, crianças e Covid-19.

Nesta publicação também foi descrito o roteiro de atividades educativas elaboradas pela equipe e que foram implementadas para alunos do ensino fundamental na fase de pesquisa.

De acordo com a autora, cabe aos farmacêuticos e a outros profissionais da saúde a responsabilidade de se atualizarem e de transmitirem esse conhecimento à população.

“As ações educativas são importantes para todas as faixas etárias e sua implantação é uma necessidade. Por isso, quanto mais cedo essa intervenção for iniciada, de preferência na infância, melhores serão os resultados”, reforça Carolina.

Fonte: CFF

Foto: CFF

Deixe um comentário