Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, o mercado da beleza demonstra que tem potencial para se manter aquecido. Somente no ano passado, 1,2 milhão de empresas foram formalizadas no setor.
Uma oportunidade é a categoria de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) para homens. Dados da Nielsen indicam que os homens já representam 35% dos gastos realizados pelos brasileiros em itens de Higiene & Beleza (H&B). Isso mostra que eles estão cada vez mais vaidosos, se cuidando mais e querendo desfrutar de serviços e formas de bem-estar que antes eram exclusivos das mulheres. Por isso, disponibilizar um espaço para eles em farmácias e drogarias é muito interessante, atrativo e, consequentemente, lucrativo.
Confira as dicas do gerente de projetos da Mind Shopper, Cristiano Samara, para aumentar as vendas da categoria masculina na sua farmácia.
Comportamento de compra da categoria masculina
O homem é muito pragmático nas compras e não costuma ter paciência para fazer toda a jornada. Se o produto que ele procura não estiver bem posicionado e com boa visualização, muitas vezes, deixa de comprá-lo.
Então, para aumentar as chances do shopper comprar tudo de que precisa e, de quebra, conhecer uma série de outros produtos que nunca experimentou, é fundamental agrupar todas as categorias masculinas em um único ponto da loja.
Aposte no sortimento ideal
Xampus, condicionadores, tinturas e colorações, lâminas, sabonetes, creme para rosto e corpo, perfumes, espumas para barbear, loções pós-barba, aparelhos de barbear eletrônicos, géis e sprays para os cabelos, pomadas e balms para cabelos e barbas e desodorantes são alguns dos itens que não podem faltar.
Atenção a comunicação
A comunicação no ponto de venda deve ser simples e clara. Quanto mais intuitiva for a exposição dos produtos, maior a chance do shopper converter a venda.
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock
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