Uma das dicas é ser menos obcecado por produtos e mais obcecado por clientes
Não é novidade que a pandemia acelerou a digitalização do varejo. Dados mostram que 1/3 das empresas já realizam vendas por Whatsapp, sendo 33% delas do setor farmacêutico.
Isso tornou ainda mais fácil ter acesso aos dados dos clientes, que são essenciais para ter no shopper o centro do seu negócio.
“É nos dados que as empresas podem rever seus processos e definir aquilo que efetivamente vai transformar a empresa, mas é necessário mudar o que se mede e como se gerencia. Num varejo baseado em dados o cliente passa de fato a estar no centro dos negócios, mas para que isso aconteça e tenha uma mudança efetiva na farmácia, é preciso que os dados estejam no centro dos processos”, destacou o consultor, conselheiro, autor de livros e palestrante, fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino, reforçando a importância e deixarmos de ser obcecados por produtos e passarmos a ser obcecados por clientes, rompendo os silos.
Além disso, também é preciso desenvolver novas competências nas equipes, com pensamento analítico, sabendo usar a tecnologia para resolver os problemas dos clientes. “Processos e decisões suportadas por dados e por capacidade analítica, além da automatização de processos e do reforço da agenda de segurança devem ter uma importância central”, destacou Serrentino.
O especialista também defende a mudança de foco na gestão. “Precisamos ser menos obcecados por quem está fazendo as vendas e prestarmos atenção para quem está fazendo a venda. Porque não importa de onde está saindo a venda, o importante é captar o cliente. Isso leva automaticamente a uma mudança de gestão”, ressaltou Serrentino.
Etapas da digitalização da farmácia
De acordo com uma pesquisa da Glady, 64% das pessoas dizem que a falta de personalização das ofertas faze com que elas se sintam apenas um número.
Entretanto, como realizar a digitalização da sua farmácia e entregar, por exemplo, ofertas personalizadas aos clientes? De acordo com o presidente da SBVC, Eduardo Terra, é necessário seguir um roadmap da transformação digital, que consiste em:
– Aderir a uma cultura digital.
– Estruturar a organização e os novos modelos de gestão.
– Ter uma nova arquitetura tecnológica.
– Usar os dados de forma intensiva.
– Aderir a novas soluções em tecnologia.
– Realizar uma comunicação digital e personalizada.
– Aderir a novos canais de venda e omnicanalidade.
– Compreender o novo papel da loja.
Abrafarma Future Trends
As informações foram apresentadas no Abrafarma Future Trends, que contou com mais de 5 mil visitantes somente no primeiro dia do evento.
A Associação Brasileira de Redes de Farmácia (Abrafarma), organizadora do evento, já conta com mais de 9.300 farmácias, com a maioria localizada no estado de São Paulo (2.533), seguido pelo restante do sudeste, com exceção do estado de São Paulo, com 2.395 unidades.
Durante o evento, aconteceu a apresentação do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Durante sua apresentação, a Abrafarma solicitou ao ministro que medicamentos sejam vendidos somente em farmácias, que mais testes rápidos sejam vendidos em farmácias e que haja mais oferta de vacinas em farmácias.
Tramontina participa pela primeira vez do Abrafarma Future Trends
Foto e fonte: Guia da Farmácia
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