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Como criar promoções em sua farmácia?

Campanhas e ações promocionais que geram resultado dependem de 3 fatores essenciais. Saiba quais são eles e como aproveitar em seu negócio

As promoções são um dos grandes motores de venda do varejo – e são ainda mais importantes em segmentos como as farmácias, em que boa parte do mix está sujeita ao controle de preços e existe uma série de restrições sobre o que é possível vender na loja.

Definir estratégias e dinâmicas de campanhas promocionais é essencial para o sucesso das vendas, ainda mais considerando que os consumidores desejam, cada vez mais, ações personalizadas e contextualizadas. Em outras palavras, os clientes querem receber promoções que fazem sentido dentro de sua jornada de consumo.

Isso se torna ainda mais complexo em um ambiente omnichannel. Não basta personalizar promoções na farmácia: elas precisam valer tanto para as lojas físicas quanto para os pontos de contato digitais. Seja nas redes sociais, no WhatsApp, no aplicativo, no e-commerce ou no PDV, tudo precisa funcionar como uma coisa só. Afinal de contas, para o cliente, a marca é uma só, independentemente de onde ela seja acionada.

Para que sua farmácia tenha melhores resultados com suas promoções, é preciso levar em conta alguns pontos importantes:

1) Considere os vários cenários possíveis

Os clientes podem chegar à farmácia por vários motivos: comprar os itens receitados pelo médico, adquirir cosméticos ou itens de beleza pessoal, atualizar a “farmácia de casa” com itens como analgésicos e primeiros socorros, ou mesmo matar a fome no meio do dia com produtos de conveniência.

Cada tipo de compra tem um perfil de consumo e uma necessidade diferente. Sem entender qual é esse contexto, é impossível oferecer boas promoções que gerem conversão.

2) Utilize várias alavancas promocionais

Existem clientes que consideram o “30% off” como um argumento suficiente para decidir comprar. Outros preferem receber um desconto nos itens que já iriam comprar, para então aproveitar o dinheiro que sobrou para adquirir algo mais. Um terceiro grupo prefere receber cashback para utilizar em uma próxima compra.

Esses exemplos mostram que é preciso contar com um leque de possibilidades. Vouchers, cashback, programas de pontos, descontos diretos, descontos progressivos e descontos por volume são possibilidades que impactam o consumidor de forma diferente – e têm custos e margens bem distintas também. Saber qual alavanca promocional usar em cada momento é importante para que a farmácia tenha uma operação mais saudável.

3) Distribua com velocidade

Tão importante quanto contar com a possibilidade de personalizar promoções é a capacidade de impactar o consumidor em qualquer lugar. Redes de farmácias convivem com o desafio de fazer com que suas campanhas estejam disponíveis em todas as lojas rapidamente, com a possibilidade de alterações em tempo real.

Isso só é viável com o uso de soluções de promoção baseadas em cloud. Dessa maneira, qualquer alteração feita na plataforma é imediatamente disponibilizada em todo o país, permitindo que o varejista tenha muito mais flexibilidade em suas promoções – e consiga aproveitar todas as oportunidades de aumento de vendas.

Realizar promoções inteligentes é fundamental para que a farmácia tenha melhores resultados. E isso só é possível com personalização, flexibilidade e soluções em cloud.

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Fonte: Luís Fischpan, Diretor Executivo Linx, com exclusividade para o portal Guia da Farmácia

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