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Mix de produtos no canal farma

Descubra as vantagens estratégicas por trás do conceito

O conceito de “mix de produtos” se relaciona à variedade de itens que são oferecidos por uma empresa a um público específico. Uma das principais vantagens é a fidelização do consumidor que reforça a garantia de uma fatia maior de mercado, bem como a eficiência nas estratégias.

Quando se fala em mix de produtos, a palavra de ordem é variedade. Os negócios farmacêuticos precisam definir quais itens serão ofertados levando em consideração as estratégias e as metas previamente estabelecidas pela loja ou rede, deste modo, ressalta-se a importância de se manter a identidade da marca e de se manter a coerência entre os produtos ofertados e as buscas dos consumidores.

A diversificação dos produtos é uma forma importante de potencializar o lucro do negócio, haja vista que os clientes que se identificam com a sua marca continuarão buscando produtos da sua esteira para suprir as necessidades. As estratégias de diversificação também funcionam como estepes entre os produtos, ou seja, quando um deles não está atingindo as metas de vendas, o outro auxilia na garantia do ROI. Este conceito também se relaciona à sazonalidade dos produtos, por exemplo, é sabido que no verão os protetores solares serão procurados pelos clientes mais do que no período de inverno.

Dentre os benefícios do mix de produtos e sua importância para as farmácias, encontram-se:

  • Permite a compreensão sobre seus produtos ou serviços e quais podem ser oferecidos para os clientes;

  • Por meio da diversificação, é possível planejar uma oferta de produto bem-sucedida, levando em consideração questões relacionadas à sazonalidade e o ROI;

  • A variedade de produtos ajuda as farmácias a se planejarem e executarem estratégias de marketing que sejam eficazes;

  • Permite a compreensão sobre pontos fortes e evita gastos desnecessários;

  • Traz proatividade sobre os possíveis riscos que possam envolver o negócio;

  • Possibilita a compreensão das estratégias, identificação das necessidades do cliente e compreender o “fit” do produto com essas necessidades;

  • Auxilia na criação de estratégias de promoção de um produto ou serviço para os clientes.

Desenvolver o mix de marketing correto para o seu produto ou serviço começa com a compreensão dos Ps de Marketing:

4 P’s: product, price, place, promotion

Product: refere-se aos bens que são comercializados nas farmácias como, dermocosméticos, medicamentos e outros. É importante que se pense no ciclo de vida dos produtos e se planejar para os diferentes desafios que podem surgir.

Price: o valor que o seu cliente está disposto a pagar por um produto ajuda a determinar o lucro que você terá.

Place: trata-se do centro de distribuição do produto e dos métodos utilizados para distribuí-lo ao cliente.

Promotion: refere-se aos métodos que uma empresa usa para chamar a atenção dos clientes para seu produto. Isso inclui promoções de vendas, atendimento ao cliente, relações públicas, publicidade, etc.

Fonte: diretor executivo da Linx Farma, Luis Fischpan, com exclusividade para o portal Guia da Farmácia.

Foto: Divulgação

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