Como oferecer Pix em farmácias

O meio de pagamento instantâneo brasileiro caiu no gosto dos clientes. É hora de adotar o sistema e impulsionar suas vendas

O mercado brasileiro é um dos líderes mundiais em pagamentos instantâneos. O Pix, lançado no país em novembro de 2020, caiu no gosto da população: em fevereiro deste ano, segundo o Banco Central, havia mais de 577 milhões de chaves Pix registradas, com 144 milhões de usuários (133,34 milhões de pessoas físicas).

É muito difícil encontrar alguém que ainda não tenha feito um Pix. É justamente a facilidade de uso que levou o sistema a bater, em dezembro, a marca de 2,89 milhões de transações, que movimentaram R$ 1,22 trilhão. Leve em conta que o PIB brasileiro gira em torno de R$ 10 bilhões, segundo o IBGE, e fica mais claro entender o impacto desse meio de pagamento no dia a dia da população.

E é claro que, com tamanho interesse do consumidor, o Pix vem se tornando uma plataforma cada vez mais interessante para o varejo. A possibilidade de realizar pagamentos simplesmente com um QR Code, de forma instantânea, traz conveniência para o cliente e eficiência e produtividade para o varejo.

Ao adotar o Pix, as farmácias passam a obter uma série de vantagens no relacionamento com o cliente e na gestão do negócio:

  • Possibilidade de recebimento de pagamentos 24 horas por dia, de forma instantânea;
  • Tarifas menores em relação a outros meios de pagamento, como cartão de crédito;
  • Praticidade no pagamento, que pode ser feito com o celular, diminuindo o tempo de checkout;
  • Segurança na transação, pois o Pix usa as mesmas tecnologias de autenticação e criptografia já usadas em outras transações pelo Sistema Financeiro Nacional;
  • Automação dos pagamentos e da conciliação bancária, melhorando os controles financeiros do negócio;
  • Aumento do capital de giro, uma vez que os pagamentos são disponibilizados imediatamente na conta do varejo.

Como implementar o Pix na sua farmácia

A adoção do Pix pelo varejo é incrivelmente simples. O principal é contar com uma solução de meios de pagamento conectada ao PDV que aceite o uso do Pix. Existem vários sistemas disponíveis no mercado, com diferentes níveis de eficiência e integração.

De preferência, procure uma solução que permita que sua loja aceite qualquer carteira digital e realize a conciliação bancária de todas elas de forma unificada. Assim, não importa de que conta o cliente esteja pagando, o varejo poderá identificar essa transação e garantir que ela corresponda aos produtos vendidos. Esse recurso traz grande agilidade aos controles financeiros.

Também busque uma solução que esteja integrada nativamente ao seu sistema PDV e ao ERP do varejo, para que seja mais simples implantar o meio de pagamento e você possa começar a vender o mais rápido possível.

Uma vez implementado o Pix no seu negócio, é hora de começar a vender. Comunique para o cliente que você aceita este meio de pagamento, deixe os QR Codes em locais bem visíveis no caixa e comece a contabilizar as novas vendas. Com a experiência positiva que seus clientes terão com um pagamento instantâneo, sua farmácia tende a ganhar a preferência do público.

Você está pronto para começar?

Linx anuncia aquisição da Plugg.to

Fonte: Luís Fischpan, Diretor Executivo Linx, com exclusividade para o Guia da Farmácia

Foto: Linx

Deixe um comentário