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Exclusivo: Como escolher o melhor sistema de gestão para a farmácia?

Confira, a seguir, dicas para escolher o sistema mais adequado para a sua farmácia

Já se foi o tempo em que era possível gerenciar uma farmácia apenas com um caderninho. Atualmente, um sistema de gestão eficiente, que combina Enterprise Resource Planning (ERP) e o ponto de venda (PDV) em um único software, é essencial para o sucesso do negócio. Estas soluções integradas facilitam a gestão de todas as operações da farmácia, desde o balcão até a retaguarda, seja em uma plataforma local ou baseada na nuvem.

Confira, a seguir, dicas para escolher o sistema ideal para a sua farmácia, segundo o gerente de produtos da Bnex e CEO da Casbrasil, Fernando Foster:

  • Avalie suas necessidades: seja uma pequena farmácia ou uma rede em expansão, o ERP escolhido deve se alinhar com seus objetivos atuais e futuros.

  • Defina um orçamento: não se limite ao custo da mensalidade. Considere também infraestrutura, licenciamento de banco de dados, customizações necessárias e equipamentos adicionais.

  • Dificilmente o software vai se adaptar a você: antes de decidir mudar de software, é essencial avaliar o impacto nas rotinas diárias, especialmente em áreas de uso constante como balcão, caixa, compras e retaguarda. Uma análise cuidadosa desses aspectos facilitará uma transição mais eficaz, minimizando interrupções no trabalho e no atendimento ao cliente.

  • Não quebre o que já funciona: ao escolher um ERP, é crucial que ele se integre bem com os sistemas de e-commerce e CRM já usados pela loja, mantendo a eficiência e a continuidade dos processos de vendas e gestão de clientes.

  • Busque referência: para escolher um ERP, é recomendável buscar referências de lojas que já utilizam o sistema e têm uma estrutura similar à sua. Encontre duas ou três referências e, se possível, visite essas lojas para observar a operação do sistema em um ambiente real.

  • Processo de instalação: verifique se a instalação será rápida ou se interferirá na rotina da farmácia por um período prolongado. Se possível, coloque em funcionamento para teste e faça a migração apenas quando estiver confiante de que sua equipe saberá operar o software novo.

  • Pergunte sem medo: esclareça todas as dúvidas antes de fechar negócio. Inclua as necessidades de seus funcionários no questionamento.

  • Teste antes de comprar: solicite uma avaliação gratuita para testar o software. Caso não esteja disponível, prefira contratos sem cláusulas de fidelidade.

  • Use a internet a seu favor: busque depoimentos e vídeos demonstrativos para entender melhor o funcionamento do software.

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Fonte: Guia da Farmácia

Foto: gerente de produtos da Bnex e CEO da Casbrasil, Fernando Foster

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